segunda-feira, 12 de julho de 2010

Todos querem... vamos pintar este caminho!

Parabenizo a todos pela importante reunião do último sábado, afinal toda a sociedade clama por um novo momento na política de Campos. Poucos não somos os que focamos bom tempo de nossos dias em um futuro melhor para o município. A descrença generalizada no que está estabelecido em Campos há anos e anos é sentida nas academias, nos clubes sociais, nas rodas informais de jovens, nos bares e restaurantes, enfim, em todas as partes por onde se percorra este município. O mais importante: não é assunto apenas do Centro. Mas dos bairros mais distantes e dos distritos mais longínquos e humildes. Todos sentem-se filhos do descaso institucional.
E aí, o que se há de fazer? Continuarmos apenas nas conversas e teorias, enquanto o tempo passa? Aí sim, é jogar um jogo amistoso. Um não a esta inércia de ações é o que procuraram provocar uns poucos, quando propuseram inicialmente um encontro com presidentes de partidos políticos de Campos.
Qualquer comentário diferente do que foi tirado no release - que por sinal, foi apreciado e aprovado por todos os presentes àquele encontro - é mera especulação.
Em momento nenhum foi tratada uma aliança eleitoral, mas uma proposta de identificação e uma tomada de conduta com o grave momento pelo qual passamos.
Por motivos vários, alguns presidentes não puderam comparecer. O que não significa dizer que não poderão deixar de ser compensados no próximo sábado, aderindo ao debate. Neste momento embrionário, o mais importante é aglutinar pessoas de bem que realmente queiram assistir a uma verdadeira mudança no pensar político de nossa terra.
Para alguma coisa ter início, é preciso começar, começar por algum ponto. E esta foi a proposta. Deste movimento, entendo, poderá sair um, dois, três... candidatos. Afinal são partidos políticos e têm a legitimidade para lançar à apreciação da população os nomes que mais representarem seus ideários e programas. Como também poderá surgir uma ou mais alianças. Isso seria uma consequência natural. Mas o mais importante é que todos - candidatos e alianças - terão se comprometido com uma Campos para os campistas e não para grupos ou financiadores de campanha.
Mas o foco inicial não é este. É o pensar Campos agora. Todos com a única preocupação de encontrar junto à sociedade a melhor resposta para o caos vigente.
É certo que já estamos todos cansados de ensaios e "caronas" traiçoeiras. Mas há que se fazer algo ontem. E já estamos atrasados de há muito.
É realmente histórico, depois de tantos anos, ver pessoas com verdades congruentes acerca do bem que querem para Campos, porém com algumas divergências táticas ou ideológicas - o que não me interessa agora -, pondo tudo de lado e se propondo a uma união emblemática na tentativa de, como diz o release:

"Para além das convicções de cada partido, ficou acertado que, a partir desse primeiro encontro, ficará criado um movimento permanente para transpor as dificuldades e apontar soluções para o bem estar da população e garantia da estabilidade do processo político. Não é mais possível, no entender desses partidos, que uma das cidades mais ricas do Brasil, com orçamento bilionário, ostente níveis vexatórios na Educação, com a pior nota do Estado entre os municípios, Saúde com falta de médicos, hospitais precários, falta de empregos e oportunidades, dentre outras mazelas."


Não deixemos que vaidades pessoais ou implosões passadas maculem a intenção deste momento. Não há neste encontro preocupação nenhuma em minar projetos individuais de quem quer que seja. Talvez nele esteja a tribuna que te falta e os companheiros que lhe darão a mão. Vamos construir!
PS: Acabo de postar e um amigo (irmão) me liga para informar que alguns companheiros se sentiram fora por não terem sido convidados. Ora, haveria de se começar, como disse, por um ponto. A tendência e esperança é que os encontros se fortaleçam cada vez mais. Mas não houve exclusão de nomes. Alguns presidentes foram acompanhados de amigos. Até pq era tudo muito preliminar. Todos, tomara que em curtíssimo tempo, estaremos neste debate juntos por Campos.

Nenhum comentário: