terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Prefeitura do Rio lança mictório público


MICTÓRIO PÚBLICO/CENTRAL DO BRASIL - GERAL - O prefeito Eduardo Paes lança nesta terça-feira (26), um modelo de mictório público, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), que foi apelidado de UFA (Unidade Fornecedora de Alívio). O mictório não utiliza água e é resistente a vandalismo. (Foto: LUIZ ROBERTO LIMA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)O prefeito Eduardo Paes lança nesta terça-feira (26), um modelo de mictório público, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), que foi apelidado de UFA (Unidade Fornecedora de Alívio). O mictório não utiliza água e é resistente a vandalismo. (Foto: LUIZ ROBERTO LIMA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)








O prefeito Eduardo Paes vai inaugurar nesta terça-feira (26) o novo modelo de mictório masculino público da cidade. Batizado de UFA! – Unidade Fornecedora de Alívio –, o equipamento foi instalado em parceria com a iniciativa privada e faz parte de um projeto piloto da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos.
O primeiro mictório foi instalado na calçada da Rua Bento Ribeiro, na Central do Brasil, no Centro do Rio, local de grande movimentação diária de pedestres.  O mictório tem ligação direta com a rede de esgoto da Cedae e também conta com uma válvula especial que não permite o retorno do odor das galerias.

O sistema não utiliza água corrente e poderá ser utilizado pela população sem qualquer tipo de cobrança.

Fiscais da Secretaria de Ordem Pública (Seop) detectou 671 mijões (57 mulheres e 16 estrangeiros) nas ruas, 343 a menos que em 2012, além de apreender 25.716 itens, como bebidas diversas, botijões de gás e alimentos não perecíveis.

Durante o desfile do Monobloco, no dia 17 de fevereiro, 94 pessoas que faziam xixi na rua  no Centro do Rio foram levadas para a delegacia. De acordo com a prefeitura, a maioria foi flagrada pelos agentes a menos de 50 metros dos banheiros químicos instalados para o bloco. Entre os detidos havia sete mulheres e um turista espanhol.
O Monobloco encerrou a maratona carnavalesca no Rio de Janeiro com uma apresentação que levou 500 mil pessoas à Avenida Rio Branco. O Blue Man Group também participou do espetáculo.
Os detidos foram levados para a 6ª DP (Cidade Nova). Segundo a prefeitura, a polícia pode autuar quem for visto fazendo xixi na rua por ato obsceno ou dano ao patrimônio público. Desde 20 de janeiro, quando teve início o circuito de blocos, já foram levados para a delegacia 808 ‘mijões’.
G1


Nenhum comentário: