quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

UENF no caminho certo


Inspirada no modelo concebido por Darcy Ribeiro, Universidade obtém o reconhecimento nacional nas áreas de ensino, pesquisa e extensão

Vista aérea do campus da UENF
Melhor universidade do Rio de Janeiro, sexta do país no Enade e 11ª universidade brasileira no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC. Qual é a fórmula da UENF para chegar ao final de 2012 com estes números inéditos em sua história?  Para o reitor Silvério de Paiva Freitas, o modelo concebido por Darcy Ribeiro é fundamental, mas há outros ingredientes importantes.
- A concepção de Darcy é meio caminho para uma boa avaliação, mas a UENF nunca se contentou com isso. Materializar o modelo no cotidiano e abrir novas frentes inspiradas em seus princípios é algo que envolve muito trabalho, e a UENF vem fazendo isso incansavelmente – afirma o reitor.
Na graduação, além do destaque no Enade em termos gerais (sexta posição nacional) e específicos (nota máxima em Engenharia do Petróleo e Ciências Sociais), 2012 foi um ano de inserção internacional dos estudantes. Com bolsas de programas federais, pelo menos 19 alunos da UENF viajaram para intercâmbios em universidades de ponta em países como Estados Unidos, Austrália e Portugal, sem contar os que viajaram graças a projetos individuais mantidos por pesquisadores da Universidade.
Na avaliação do Guia do Estudante, publicada em outubro, o curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da UENF obteve nota máxima (cinco estrelas), a única da Região Norte Fluminense. Também o ensino semipresencial ofertado pela UENF no Consórcio Cederj mostrou pujança no Enade, com conceito 4 na Biologia – destaca a pró-reitora de Graduação, Ana Beatriz Garcia.
Pós-graduação - À exceção do mestrado profissional em Matemática (Profmat), que recebeu da Capes o conceito 4 numa escala de 1 a 5, a pós-graduação não foi avaliada pela Capes/MEC em 2012. Mas deu passos que deverão ser decisivos para a avaliação trienal que sai em 2013: antecipação da defesa de teses e dissertações a princípio previstas para a volta do recesso de fim de ano; reuniões in loco da Pró-Reitoria com os coordenadores; acompanhamento da coleta de dados sobre os programas a serem enviados à Capes; e ainda a contratação dos serviços de tradução técnica profissional de artigos para o inglês prestados pela conceituada American Journal Experts (AJE), o que deve se refletir em maior impacto internacional das publicações científicas da UENF e melhor avaliação pela Capes. Aliás, 2012 foi também um ano de 100% de aprovação nas demandas da UENF ao programa Capes Pró-Equipamentos. Para 2013, existe a perspectiva de aperfeiçoar as regras para credenciamento de docentes nos programas, como informa o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antônio Teixeira do Amaral Junior.
Na Extensão, área que vem se solidificando na UENF ano após ano, o destaque de 2012 foi a implantação da Escola de Extensão, que já permite à Universidade a oferta de cursos de especialização, atualização, qualificação e aperfeiçoamento. Outro avanço importante foram os trabalhos no assentamento Josué de Castro, no distrito campista de Morro do Coco, onde a estrutura instalada deverá ganhar o reforço de um biodigestor para gerar eletricidade para os assentados a partir do biogás obtido a partir de dejetos de suínos criados no local. Também serão produzidos biofertilizantes para as lavouras do assentamento, como espera o pró-reitor de Extensão, Paulo Roberto Nagipe. A UENF também assistiu em 2012 à reabertura da instituição para eventos culturais em congraçamento com a comunidade, como os ocorridos na quadra do CCH ao longo do ano.
Novo prédio da PROGRAD
Infraestrutura – Em relação à melhoria da infraestrutura, o ano de 2012 trouxe avanços como a retomada das obras do restaurante universitário, a conclusão de um novo prédio com salas de aula, o P10, bem como a inauguração do novo prédio da Pró-Reitoria de Graduação, o P9. Também foram importantes as conclusões de obras pendentes relativas aos projetos financiados pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos, do governo federal).
Outro avanço importante foi a implantação da Diretoria de Informação e Comunicação (DIC), congregando as Gerências de Informação e de Comunicação, bem como a Editora da UENF (EDUENF). A DIC inaugurou sistemas on-line de solicitação e gerenciamento de serviços em Tecnologia da Informação (T.I.) e em Comunicação, além de promover a reestruturação de suas Gerências e da EDUENF. Para 2013, os principais projetos da Diretoria são a implantação de um sistema acadêmico informatizado que possa atender à graduação e à pós-graduação de maneira integrada e o lançamento do primeiro edital para publicação de livros pela EDUENF.
Outra área que avançou foi a de inovação, com a consolidação da Agência UENF de Inovação, que através da Incubadora de Empresas TEC Campos fecha o ano com nove novas propostas de negócios para incubação em diversas áreas e uma série de ações para a criação de um parque tecnológico.
Na área de recursos humanos, um avanço importante em 2012 foi o concurso público para preenchimento de 37 vagas para técnicos de nível médio e superior – que há 11 anos não era realizado. Pela primeira vez em sua história, a Universidade superou a marca de 300 professores, chegando ao total de 301 docentes para cerca de 4,8 mil alunos (graduação e pós-graduação).
Avanços em várias áreas
Campus da UENF em Macaé
O ano de 2012 também foi de gestação da expansão e da abertura de novos cursos. Um deles, de Administração Pública, começou a funcionar no primeiro semestre. Outro, de Engenharia de Meteorologia, já está aprovado em todas as instâncias internas e só depende de negociações com o governo do Estado para ser parte do pacote de expansão das atividades da UENF em Macaé, que também tem em pauta, nos colegiados da Universidade, a proposta do curso de Engenharia Mecânica.
Em dezembro, a UENF lançou a primeira variedade de milho pipoca adaptada ao Norte e Noroeste Fluminense: a cultivar ‘UENF 14’, obtida após 14 anos de pesquisas e 14 trabalhos de tese ou dissertação. Ainda no âmbito das Ciências Agrárias, a UENF praticamente concluiu a modernização de suas casas de vegetação mediante implantação de unidades com padrão de qualidade e durabilidade de primeiro mundo.
Na área tecnológica, um avanço importante foi a aprovação, pelo edital Pensa Rio, da Faperj, do projeto para aquisição do difratômetro de raio-x — equipamento que permitirá a abertura de novas linhas de pesquisa no Laboratório de Ciências Físicas (LCFIS/CCT). Já em edital da Finep, a UENF obteve mais de R$ 1,5 milhão para alavancar pesquisas na área de Proteômica para atender ao Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) e  demais Centros da Universidade. Quando em pleno funcionamento, o equipamento vai permitir o trabalho com proteomas complexos (o chamado “shotgun proteômica”), hoje só viável mediante colaboração com laboratórios do Rio de Janeiro ou São Paulo.
Ainda na vertente dos equipamentos, a política de descentralização orçamentária permitiu ao CBB contratar serviços de manutenção preventiva e corretiva para todos os seus laboratórios, conferindo segurança à continuidade das pesquisas.
Na área de Humanidades, a UENF experimentou expressivo aumento na captação de recursos para pesquisa em agências de fomento, sobretudo a Faperj, além da consolidação do programa Parfor, que oferece formação em licenciatura a professores que atuam na rede pública.
Reconhecimento em prêmios
Silvério de Paiva Freitas, reitor da UENF
Dando continuidade a uma tendência que acompanha a sua história, em 2012 a UENF foi agraciada com diversos prêmios, contemplando tanto a gradação e a pós-graduação quanto a extensão. No âmbito da pós-graduação, um exemplo foi a pesquisa de mestrado ‘Caminhos do Jequitinhonha:  Análise do Projeto de Combate à Pobreza Rural  como política pública para o desenvolvimento socioeconômico do  Vale do Jequitinhonha-MG’, de Marcela Pessôa, com orientação do professor Marlon Ney, pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais do Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF. O trabalho obteve o 2º lugar no Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, na categoria Mestrado.
Já na graduação, a Uenf teve três trabalhos premiados no Prêmio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos 2012, conferido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea). Os premiados foram Zélia Maria Peixoto Chrispim, Carolina Mattedi Có, Iolanda Scheibe de Siqueira e Meline Aparecida Vizana Possidonio. O primeiro foi orientado pelos professores Maria da Glória Alves e Jonas Alexandre; enquanto os demais tiveram a orientação do professor Guilherme Cordeiro.
Na área de extensão, o Polo Arte na Escola UENF obteve em dezembro o Prêmio Reconhecimento Fundação Iochpe 2012’. O Prêmio incentiva e reconhece a excelência em gestão de acordo com as metas da Rede Arte na Escola. Implantado em 2005 na Casa de Cultura Villa Maria, o Polo Arte na Escola UENF tem a missão de implementar e disseminar ações que contribuam para qualificar as práticas educativas no âmbito do ensino da arte.
(uenf-ascom)

Um comentário:

Anônimo disse...

a UENF ta muito feia nesta foto.