terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Coisa linda....


Fotografia que Steve McCurry fez para a revistaNational Geographic. A imagem, que registra a jovem refugiada afegã Sharbat Gula, na época com 12 anos, ficou conhecida mundialmente como A Garota Afegã - ou, numa clara alusão à fama mundial que o retrato conquistou, A Monalisa Afegã.
Gula era aluna de uma escola clandestina, em um campo de refugiados no Paquistão, na época da ocupação soviética do Afeganistão. O conflito em sua terra natal havia a deixado órfã, e, junto de sua avó e seus irmãos Gula teve que fugir a pé, pelas montanhas, para o país vizinho.
A forma lança seu olhar quase hipnótico diretamente em direção à câmera cativou o público do mundo todo. Curiosamente, a verdadeira identidade de um dos rostos mais reconhecidos do mundo só foi conhecida 17 anos depois, quando, após inúmeros esforços, McCurry encontrou a retratada.
Sharbat foi reconhecida com 100% de precisão graças a uma moderna técnica de identificação pelo padrão da íris, que, assim como a impressão digital, é único em cada ser humano. A afegã, então com 30 anos, viu pela primeira vez seu famoso retrato, e foi fotografada para a capa da National Geographic novamente.

Nenhum comentário: