terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Segurança alimentar e desenvolvimento sustentável dominam debates do G20 no México


G20
Nos debates, representantes da União Europeia defenderam a ideia de uma organização mundial do ambiente
Representantes dos ministérios das Relações Exteriores doG20 (grupo dos países mais ricos do mundo) se reuniram no domingo em Los Cabos, na fronteira do México com os Estados Unidos.
A  reunião “informal” foi convocada para discutir as alterações climáticas, a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável. A conferência Rio+20 também é um dos temas dos debates. A China e a Rússia, no entanto, não enviaram representantes.
– Há muitos problemas que tocam a vida de milhões de pessoas no mundo e sobre os quais a comunidade internacional não tem conseguido fazer progressos visíveis, disse a ministra dos Negócios Estrangeiros do México, Patricia Espinosa. O México está no comando do G20.
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, destacou a preocupação dos Estados Unidos em estabelecer uma nova ordem na economia mundial. “Um sistema baseado nas políticas para uma concorrência “livre, transparente e equitativa”, disse.
Nos debates, representantes da União Europeia defenderam a ideia de uma organização mundial do ambiente. O representante do Brasil nas discussões é o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, subsecretário-geral de Energia e Alta Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, que está na organização da Rio+20, marcada para junho, no Rio de Janeiro.
As discussões contaram também com a participação de representantes de dez países não membros. São eles a Argélia, o Azerbaijão, Chile, a Colômbia, Espanha, os Emirados Árabes Unidos, a Noruega, Singapura, assim como o Camboja – presidente em exercício da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) – e o Benin para a União Africana (UA).
No próximo fim de semana, os ministros da Fazenda e os presidentes dos bancos centrais do G20 se reúnem no México em busca de um acordo sobre o reajuste dos recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI).
(Correio do Brasil)

Nenhum comentário: