sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Içami Tiba: 'revolução dos costumes e'Show de rock encerra daqui a pouco a IV Semana do Servidor da UENF

Um auditório lotado recebeu na tarde desta sexta-feira o psiquiatra Içami Tiba, que proferiu a última palestra da IV Semana do Servidor da UENF, sobre o tema "Família de Alta Performance". Com uma fala marcada pela descontração - que em diversos momentos arrancou risos da plateia - Içami Tiba discorreu sobre os reflexos do que chamou de "revolução dos costumes" nas relações familiares de hoje.

- Os jovens de hoje ficam longe das origens e só querem os produtos. Por exemplo, só quem tem valor são os companheiros. Quem favoreceu isso? Todos nós. As crianças vão cada vez mais cedo para a escola e as mães trabalham fora. O tempo de convivência entre pais e filhos diminuiu - disse.

Médico psiquiatra, psicoterapeuta de adolescentes e consultor de família, Içami Tiba criou a Teoria da Integração Relacional, na qual se baseiam suas consultas, workshops, palestras, livros e vídeos. Ele é considerado o terceiro profissional mais admirado e tido como referência pelos psicólogos brasileiros, atrás apenas de Sigmund Freud (o primeiro) e Gustav Jung (segundo), segundo pesquisa feita em 2004 pelo Ibope, a pedido do Conselho Federal de Psicologia.

Iniciada terça-feira, 16/11, a IV Semana do Servidor da UENF se encerra com show da Banda Anamoska, marcado para as 16h. O evento tem a organização do setor de Desenvolvimento Humano da GRH (Gerência de Recursos Humanos) da UENF.


'Divulgação científica é tarefa política', diz professor
É preciso entender a divulgação científica não apenas como a "tradução" do discurso científico mas sobretudo como um instrumento de transformação social. O recado foi dado pelo professor Cidoval Morais de Sousa, na tarde da última quarta-feira, ao ministrar na UENF o minicurso "Artigos de Divulgação Científica - Por que, quando e como escrever para o grande público?" .

Durante o minicurso - que reuniu 136 pessoas, entre estudantes de graduação e pós-graduação, além de técnicos e professores -, Cidoval disse que a divulgação científica é uma tarefa eminentemente política, uma vez que a ciência caminha em consonância com o contexto político em que está inserida.

- Nunca se divulgou tanto a ciência, e nunca se soube tão pouco sobre a ciência - disse.

Segundo Cidoval, é preciso fazer uma nova leitura tanto da ciência quanto do artigo de divulgação científica, que seja capaz de romper com os critérios de noticiabilidade tradicionais. Ele criticou, por exemplo, a divulgação que mostra a ciência como um conhecimento superior aos demais ou como uma espécie de "panaceia" para todos os problemas.

Cidoval fez ainda uma abordagem histórica da divulgação científica, mostrando o seu contexto na atualidade. Ao final, deu dicas importantes para a construção de textos de divulgação científica, como a necessidade de clareza; precisão; exatidão e unicidade de sentido; concisão e objetividade; impessoalidade, imparcialidade e fidelidade; cortesia, modéstia e vocabulário.

- O texto de divulgação científica é para ser lido. E compreendido - afirmou.

Promovido pela Assessoria de Comunicação da UENF (ASCOM/UENF), o minicurso foi um desdobramento do I Simpósio Nacional de Jornalismo Científico, realizado no ano passado na UENF. Jornalista integrante da atual diretoria da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC), Cidoval possui especialização em Sociologia e doutorado em Geociências. Atualmente, coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UEPB.

Agenda:

Capoeira na UENF - A UENF abriga neste domingo, 21/11, a partir das 10h, o VI Festival de Arte Capoeira. O evento, que tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UENF), vai reunir capoeiristas de várias cidades no Centro de Convenções. Além dos 15 anos de capoeira na UENF serão comemorados os 30 anos de atividade do mestre Peixinho. A dica é do professor Renato DaMatta.
ascom/uenf

Um comentário:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Muito bom isso! Em tempo, pois o tempo não espera.