quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Assalto virou rotina em Campos. Salve-se quem puder!



Pensei em fazer uma nota falando do aumento da violência em Campos. Mas acho que o bate-papo abaixo, entre mim e minha mulher, a jornalista Fulvia D'Alessandri, talvez seja muito mais fiel à realidade. Leiam e tirem suas próprias conclusões.

Bate-papo com Fúlvia D'Alessandri
Responder
Fúlvia D'Alessandri para mim
mostrar detalhes 13:11 (6 horas atrás)
12:41
Fúlvia: oi, hoje tem coral às 16h devo sair só às 17h
péssima notícia: fui assaltada
levaram meu celular e o MP4 de Poema
12:42
resolvi mudar o caminho
e me dei mal
acho que nunca mais vou andando

eu: aonde isso?

Fúlvia: vc vai brigar comigo
12:43
uma rua antes da Sete
há tempos
eu não ia por ali
só ia pela Sete
ou pela Formosa
justamente pra me precaver

eu: foi na rua de luciana, a amiga das meninas?
12:44
Fúlvia: é
mas de manhã
tem muita gente
que passa ali

eu: pediu, né?!?!?!?

Fúlvia: foi perto
de um lugar
onde tem um monte de trabalhadores
eu até pensei que ele era dali
perto do inicio da rua
na esquina tem uma fabrica, sei lá o que
12:45
eu parei de ir por ali

eu: próximo à zumbi dos palmares

Fúlvia: desde que soube que a casa dela
tinha sdo assaltada
não
essa é a outra rua
na esquina da que eu fui
tem um lugar
não sei o que é
mas é bem movimentado
12:46
o problema não foi perder o celular e o mp4
posso comprar outros

eu: Uma rua antes da 7 é a Oliveira Botelho!

Fúlvia: é a rua da luciana

eu: Levaram + algo?

Fúlvia: eu conheço bem porque fui muitas vezes a pé
eu ia sempre por ali
até elas me contarem que a casa foi assaltada
não
eu é que quase tive uma arritmia
meu coração pulava
12:47
muito forte
e as pernas geladas
porque
o
assaltante
estava com a mão
como se segurasse um revolver
dentro de uma sacola de plastico
dava pra ver a ponta
podia não ser
mas eu fiquei com muitop medo

eu: mas não se pode arriscar!

Fúlvia: eu sei
12:48
aprendi a lião
lição
não precisa mais brigar
eu sou uma idiota

eu: não, não estou brigando....

Fúlvia: eu sei

eu: afinal, infelizmente já é rotina

Fúlvia: eu falei com a policia
depois que cheguei na praça
e disseram que

eu: e aí?
12:49

Fúlvia: já houve outras reclamações
de um sujeito assim
ficaram de dar uma honda por lá
mas o fato é que
não tem nenhum policial
em lugar nenhum
precisei andar até o centro
não vi nenhum antes
eu fiquei nervosa porque
ele mne cercou
com o 'revolver'
e na mesma hora
12:50
eu mesma tirei o mp4 e entreguei sem que ele pedisse
aí ele disse pra eu andar com ele
fingindo que nada estava acontecendo
aí eu disse
quer a minha bolsa? tem um celular aí, pode levar
e ele disse:
não, bota a bolsa aí no lugar e continua andando
12:51
se você me ajudar vai dar tudo certo
meu coração disparou mas tentei manter a calma
disse a ele: tudo bem
mas estava com medo que
ele quisesse me raptar
sei lá
fazer alguma maldade
que me levasse prum carro
e aí o que eu ia fazer?
por isso o nervosismo
aí fui andando

eu: ninguém percebeu
?
12:52

Fúlvia: ele tinha medo que alguem percebesse porque foi andando ao meu lado e dizendo pra eu agir naturalmente
eu tremia
mas mesmo assim continuei

ele de repente disse pra eu ir na frente
continuar andando
sem olhar pra tras


eu: aí ele sumiu!!!!!

Fúlvia: não
12:53

ele disse lá de trás
baixo mas dava pra ouvir
agora coloca discretamente
o celular no muro
de uma casa
fiquei com medo de ter esquecido o celular no fundo da bolsa
mas por sorte estava no bolso de fora
peguei rapidinho
coloquei lá
e fui andando
andando
andando
andando
12:54
tentando parecer normal
com medo dele
até que finalmente
saí da rua
e fui em direção à beira rio
não olhei pra tras
aí fui na farmacia trocar 50 reais
pra pagar o onibus
pensei até em ir de taxi
12:55
mas estava com tanto medo que fiquei até com medo do motorista
ser um doido
mas depois fui relaxando

eu: é bravo!!!!

Fúlvia: chorei
aí fiquei calma de novo

eu: Que bom!!!!!
12:56
Te pego às 5?

Fúlvia: melhor eu ligar
quando acabar a apresentação
porque pode atrasar

eu: ok. Td bacana!

Fúlvia: eu tenho que ligar pra operadora?
12:57
eu: sim, acho que estava no meu nome, não sei...

Fúlvia: vou procurar o tel
na internet

eu: tá.

fui
12:58
Fúlvia: tchau

eu: chau
13:02
Chu

Aonde, especificamente, vc foi abordada?

Fúlvia: alguns metros depois da esquina
por que?
talvez uns 15
sei lá

eu: Qual esquina?
13:03
Fúlvia: a esquina com a ouvidor
na rua da luciana
ele aproveitou uma árvore

eu: Ah, tá, na propria Ouvidor

Fúlvia: não
eu estava na rua da luciana,
tinha acabado de entrar nela

eu: ai vc pediu!!!

Fúlvia: a alguns metros do inicio da rua, que é a esquina
13:04
eu: Em frente à Zumbi dos Palmares

Fúlvia: acontece que na esquina
nãooo
a zumbi é na outra rua
ali na esquina
fica um lugar d emuitos trabalhadores, eu não sei o que é
só sei que a esta hora
sempre tem um entra e sai danado ali
é movimentada a esquina
eu estava ainda perto dessa esquina
13:05

eu: Temos: Formosa, a rua do Sindicato, a da ZUmbi e a &Sete

Fúlvia: ele aproveitou que tinha uma árvore
então eu não sei
a zumbi é na ouvidor?
quando ele veio pra cima de mim havia uma árvore atrás

eu: Na esquina da Ouvidor com Oliveira Botelho.

Fúlvia: que o escondia desse povo
senão talvez eles tivessem visto

eu: Ah, tá
13:06

Fúlvia: passa a loja Peixinhos e Cia
e entra na primeira rua

eu: Depois a gente fala. O mais importante é que deu td certo. Celular e MP são NADA!

Fúlvia: eu dei bobeira mas aquela rua de manhã tem muita gente passando pra ir trabalhar
13:07
só não tem muito carro
nem lojas
porque tem mais casa
e eu já fui roubada na propria formosa

eu: Tão tá. inté

Fúlvia: eu acho até
que ele estava escondido, sei la
13:08
eu hoje estava meio distraida

eu: Possivelmente. Pronto para dar o bote!

Fúlvia: normalmente não sou assim

eu: Vc anda distraida

Fúlvia: fico atenta as pessoas
não
só hoje
quando caminho
eu sempre fico olhando quem vem lá longe
fico atenta

eu: Poxa, se vc seguir a Formosa é exatamente a hora dos policiais entrarem no serviço
13:09

Fúlvia: mas tem dias em que a gente fica distraida
eu passo lá TODO DIA!!!
eu esbarro com os policiais
todo santo dia
hoje
não sei por que
resolvi ir por outro caminho

eu: Tão tÁ

Fúlvia: eu passo todo dia em frente a casa do zezé
e pego a
ciclovia
esse trajeto
eu faço há muito tempo
ou então vou pela rua sete
13:10

eu: a SETE TB É MUITO PERIGOSA!!!!

Fúlvia: É melhor não andar mais
é tudo perigoso
a pelinca

eu: Que nada, assim traumatiza

Fúlvia: a formosa
a sete
mas é verdade
13:11

eu: tá, a gente conversa dps

Fúlvia: ok

eu: fui

Fúlvia: fui

Nenhum comentário: