quarta-feira, 3 de novembro de 2010

CULTURA???

No Palácio da Cultura o desrespeito é total com os símbolos de Campos, do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil. O que representa muito bem o estado em que andam as coisas por alí.
Não bastasse a Praça do Santíssimo Salvador estar lonada para abrigar a Bienal do Livro, evento de indiscutível importância, mas que, sem dúvida, poderia ser realizado em tantos outros locais, evitando o transtorno no trânsito e o enfeiamento da cidade. Ridicularizaram, de brinde, o chafariz, cobrindo-o com uma lona. Mais parece que se quer esconder o desleixo pelo qual ele passa há anos. Tenho certeza que a escolha do Centro de Convenções da UENF dobraria a importância da Bienal por levar os nossos jovens a um campus universitário, onde poderiam se projetar nos estudantes dali, criando em seu imaginário um amanhã de vitórias.



O descaso para com a principal Praça da cidade poderia até ser compreendido se não estivéssemos falando de um órgão municipal encarregado justamente da nossa cultura. É inadmissível que a principal praça de Campos seja fechada para qualquer tipo de evento. Embora sejam espaços públicos, as praças não podem ser tratadas, de maneira alguma, como se fossem os quintais do poder público municipal. Em outras palavras, continuamos a confundir os espaços públicos como espaços "do governo", quando na realidade eles são os espaços comunitários por excelência, locais nos quais ainda é possível tentar amenizar um pouco o stress provocado pela rigidez das selvas urbanas. Precisamos é de muito mais praças - principalmente na periferia, onde elas praticamente não existem - e não de fechar aquelas que já existem.
Fico imaginando se a ideia pega e o prefeito de Roma resolve tapar, por exemplo, a Piazza Navona ou a Piazza Venezia, por exemplo, verdadeiros cartões postais da cidade. O que seria dito aos milhares de turistas que todos os dias passam por lá?... Ou, pra não ir muito longe, podemos lembrar da própria Praça da Sé, em São Paulo... Ou a Cinelândia, no Rio... Fique à vontade, leitor... deixe a sua imaginação voar...

2 comentários:

Ryanne Vasconcelos disse...

Quem não é capaz de preservar e respeitar os símbolos nacionais, não merece estar à frente da cultura de nosso município.
Serão essas as mesmas bandeiras a serem usadas na abertura da Bienal? Uma vergonha!
Parabéns ao blog sobre a questão das logradouros públicos.

Ana Paula Motta disse...

Concordo com você em relação à Bienal na Praça. Não tinha pensado na UENF e adorei a ideia. bjs