sexta-feira, 26 de março de 2010

Em Manaus, PV estreita laços no Fórum Internacional de Sustentabilidade.

Começou nesta sexta-feira (26) o Fórum Internacional de Sustentabilidade, em Manaus. Empresários, cientistas, ambientalistas, artistas e políticos se reúnem para buscar um acordo que viabilize ações para a preservação e o desenvolvimento econômico da região amazônica. Entre as estrelas dos debates estão o ex-vice-presidente dos Estados Unidos e Prêmio Nobel da Paz de 2007, Al Gore, e o diretor James Cameron.

Fernando Guida, membro da Comissão Nacional e vice-presidente do Partido Verde no RJ com Al Gore.

Ex-Vice Presidente dos Estados Unidos, é uma das vozes mais influente no mundo em matéria de alterações climáticas. É um assessor para os líderes no Congresso e chefes de estado em todo o mundo, pois oferece uma perspectiva única sobre assuntos nacionais e internacionais.

Desde seus primeiros dias no Congresso nos Estados Unidos, há trinta anos, Al Gore tem sido o principal defensor do combate ao aquecimento global. Seus esforços pioneiros foram delineados em seu best-seller Terra em Balanço: Ecologia e o Espírito Humano (1992). Na administração do Presidente Bill Clinton, ele liderou os esforços para proteger o ambiente de uma forma que também fortalece a economia. Seu livro mais recente, A Nossa Escolha consiste em um plano para resolver a Crise Climática e reúne em um só lugar as soluções mais eficazes para resolver este problema.

Aqui, com Thomas Lovejoy, um dos maiores especialistas em Amazônia e Sustentabilidade do Mundo.

No primeiro dia do Fórum Internacional de Sustentabilidade, o pesquisador americano, Thomas Lovejoy, falou da importância da Amazônia no contexto internacional. O evento acontece no Tropical Hotel, em Manaus, e reúne representantes de empresas e dos governos federal e estadual.

Segundo Lovejoy, que é especialista em biodiversidade e florestas tropicais, a Amazônia produz metade da própria chuva e o desmatamento pode interferir nesse ciclo. O palestrante lembrou a maior seca da história do Amazonas, em 2005. Segundo pesquisador, o episódio foi uma prévia das consequências das mudanças climáticas.

O pesquisador ainda chamou a atenção para a rodovia Transoceânica. De acordo com ele, a iniciativa para a integração de infraestrutura da América do Sul pode trazer consequências insustentáveis.

- O impacto é pesado e sério. Há mineração ilegal de ouro na estrada da Amazônia não-brasileira. A iniciativa para construção da estrada foi concebida em nível presidencial, sem a participação da sociedade civil. – afirma.

Nenhum comentário: