quarta-feira, 15 de julho de 2009

Erros fatais nas vias de Campos são ignorados

Certas coisas erradas são permitidas em Campos e perduram anos e anos sem que providências sejam tomadas para modificá-las. Um bom exemplo é a criminosa ciclovia com seus protetores laterais totalmente equivocados. Que me perdoe o arquiteto (a) que fez o projeto, mas as normas de segurança da engenharia de trânsito foram totalmente desprezadas.
Onde já se viu uma mureda de proteção (guard rail) ser feita por centenas de elementos de concreto quinados interseccionados? É óbvio que deveriam ser lisas para evitar o choque direto. Elas são paralelas às pistas de rodagem, portanto os prejuízos seriam menores para todos se fossem lisas. Inclusive poupando vidas.
Perdi um grande amigo, o Siqueirinha, que para não atropelar um ancião, fez uma manobra e derrapou sua moto. Mesmo de capacete, foi lançado de cabeça numa dessas quinas e teve fratura craniana.
Não é nada difícil de reparar. Basta encher os vazios onde as grades parecem "enfeitar", mas na realidade enfeiam o conjunto, à medida em que ajudam a compor um cenário criminoso.

Outro absurdo é a rotatória (rotunda, para uma amiga) em frente a UENF. Não existe coisa mais "equivocada"! Ela invade a pista e obriga a manobras bruscas e muitas vezes fatais.
Há pouco tempo um rapaz colidiu em seu canteiro e foi parar no muro-alambrado da universidade, já sem vida. Agora ouço a notícia acerca de outro grave acidente ocorrido hoje cedo. Não há nada demais em se reconhecer erros.
E alí tambem é de fácil solução. Elimar os dois arcos da circunferência que invadem as duas pistas, tornando-as retas e se criar os recuos de espera dois dois lados. Com certeza a direção da UENF não se furtaria em ceder a área. Até porque a rotatória existe principalmente para atendê-la.

Nenhum comentário: