quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Nem todos podem lançar mão dos veículos de comunicação nem de sites oficiais quando necessitam, como ocorreu na matéria acerca da informatização da Biblioteca Municipal Nilo Peçanha postada em 17/02/2009, no site da prefeitura de Campos. Fica desleal a informação. Por isto lanço mão deste instrumento para esclarecer alguns fatos que mantive em particular até me sentir vilipendiado junto aos antigos companheiros de trabalho.

Aí vai:

Ao Avelino Ferreira.

Baseado nesta sua postagem abaixo no Blog Aspectos nos encontramos:

"Avelino Ferreira às 00:02 4 comentários Palácio da Cultura em estado lastimável
Os jornais deveriam enviar repórteres à Fundação Oswaldo Lima e ao Trianon. Não para entrevistar seus presidentes, mas sim para verificar o estado lastimável em que se encontram dois grandes monumentos da nossa cultura.Que os repórteres aproveitem as chuvas e vejam (e registrem) a quantidade de goteiras, o lixo que é o porão, as cadeiras e livros empilhados, jogados, a sujeira, o cheiro de mofo, a falta de ventilação... enfim, o que essa gente ruim fez e faz com o nosso patrimônio cultural. Muitos ainda fingem que defendem o patrimônio histórico/cultural do município...Um desafio para os novos gestores dessas duas fundações é tornar os imóveis bonitos, iluminados, limpos, bem cuidados. No que tange à Oswaldo Lima, além da recuperação do prédio, urge informatizar a centenária biblioteca, reabrir o salão de exposição, acabar com as aratacas no seu entorno... se possível, concluir o projeto original, acabando com as deploráveis puxadinhas."

Cabe saber:

Bom menino Avelino,
Tá vendo como é difícil?!? Não entendeu?
Titio conta:
Sempre fui criticado por não dar publicidade nomenclaturada às ações que desempenhei em algumas funções por mim desenvolvidas. Isto por ter certeza de que quem tem que ser divulgado é o órgão e não o gestor. A gente ganha é pra fazer acontecer e não pra se auto-promover. O gozo é ver as pessoas participando das iniciativas e utilizando os serviços que vc e sua equipe criaram com vc ali no meio. Anônimo, se divertindo também, orgulhoso sim, mas humilde.
É lógico que um ou outro sempre te parabeniza... sempre respondi: que nada, foi a equipe. E aí, tio Joca?
É, eu sei que vc sabe, mas vou refrescar sua memória:
Lá na campanha, quando falaram que uma das metas da candidata era a informatização, fiquei quieto, embora sabendo que quem abastecia o programa de governo estava com informações imprecisas.
Logo que vc é indicado para assumir a Fundação Cultural, anuncia que vai informatizar a biblioteca. O que titio fez, lembra? Ou não!?!?!?!?
Marcamos uma ida à biblioteca, onde, com a maioria dos funcionários, incluindo aí os técnicos e operadores do sistema, a bibliotecária, etc, apresentamos a vc um dos mais avançados sistemas de informatização do mercado. Instalado. Funcionando. Ocasião em que, para testar, vc pediu para digitar o seu nome e lá apareceram os seus livros. Lembra que falamos que tudo aquilo foi custo zero para a Prefeitura, oriundo de parceria com a Biblioteca do Estado? Que foram meses e mais meses de troca de documentos? Que todas as exigências foram cumpridas por que puséssemos a biblioteca em dia documentalmente (inclusive integrante dos SNBP da Fund. Bibl. Nacional)?
Lembra que te falei que não era ordenador de despesas e, por isso, o pouco mais de um mil reais que faltava para dar acesso aos usuários não foi investido para adquirir um sensor de código de barras, uma multifuncional e uma outra bobagem qualquer?
Te convidei a se cotizar comigo meio a meio que em meia hora tudo estaria funcionando. Lembra o que vc me respondeu?
Pois é... Avelino, até os quiosques de pesquisa que deixamos instalados foram doações (DOCUMENTADAS!!!!!!!!!) feitas pelo ITAU (Pelinca, Lapa e UENF). Deixamos mais dois de espera para Conselheiro e Goitacazes.
A Luzia Caramuru que vc recebeu é uma antiga amiga de Campos, inclusive este é o período de visitar seus parentes, salvo engano. Ela há anos está na lida com a biblioteca de Campos, mas na verdade, pelo que me lembro, ela é responsável pelo sistema estadual de distribuição de livros. Pode ter havido mudança interna e ela própria não saber que há mais de um ano a biblioteca já está totalmente informatizada, que a sua instituição recebeu funcionários da biblioteca de Campos, conforme exigência do convênio, para lá em suas dependências participarem de curso de capacitação com o objetivo de operarem o sistema, ministrado por profissionais que vieram de Brasília. Deste convênio, há muito mais para a biblioteca receber e eu já dei todas as dicas. Agora, faz um favor pra titio. Não deixe as pessoas pensarem que sou mentiroso ou que fiquei ali 3 anos e 3 meses fazendo firulas. Vc sabe que não ligo para trazer ao peito confetes. Por outro lado, é uma questão de respeito com dezenas de funcionários que se dedicaram meses e meses a fio para ver a repartição crescer. Vc sabe de tudo! Sei que vc é um cara revolucionário, irreverente, democrata e leal. Por isso te peço: Faça avançar o que vc encontrou. Hoje vc é o ordenador de despesas. Me ofereço para ir aí junto com o pessoal e instalar o que falta. Vc tem autonomia pra comprar, não tem?
Afinal, uma última pergunta: A municipalidade teve gastos qualificando, conforme já disse, profissionais para gerar o sistema. Mais do que isso: um foi treinado para interfacear com o suporte técnico em Brasília. A bibliotecária foi a Brasília participar de encontro nacional para ser multiplicadora aqui. Enfim, foi todo mundo demitido. Esse investimento foi para o ralo? Eles, com pífios salários e domínio da estrutura, eram caros e vão ser substituidos por profissionais mais baratos ou mais competentes. Como está se atualizando, catalogando, sistematizando tudo aí? É verdade meu bom Avelino!

Ilustro o que te falo:

Direção Diretora Geral : Ana Ligia Medeiros Assessora Geral : Cristina Luiza Goulart do Amarante Assessora de Imprensa : Carmen Pereira Secretária: Alda da Silva Miranda Setor de Leitura Geral Coordenação : Léa Rangel Ferreira da Silva Equipe: Renilda Baptista Rodrigues Lineide Coutinho Martins Charlotte Freudenfeld Luci Meri Peixoto Pessanha Fátima da Conceição Gonçalves Maria Alice Batista Mansur Setor de Periódicos Coordenação : Setor Guanabarina Coordenação : Maria da Conceição Paes Quintanilha Equipe: Jenaina Diniz Pereira de Vasconcelos Maria da Glória dos Santos Setor Braille Coordenação : Maria Aparecida da Silva Rangel Setor de Empréstimo Coordenação : Denise Alves Barbosa Equipe: Lenice Fernandes de Souza Costa Paulo Roberto Lopes Clarindo Setor de Processamento Técnico Coordenação : Elaine dos Santos Magalhães Equipe: Maria Teresa de Jesus Silva Setor Infantil Coordenação : Léa Rangel Ferreira da Silva Setor de Atividades Culturais Coordenação : Simone Simões Portal da BPERJ Coordenação : Jenaina Diniz Pereira de Vasconcelos Equipe: Cristina Luiza Goulart do Amarante Carmen Pereira Setor de Administração Coordenação : Lenir Fernandes de Souza Equipe: Maria José Pinto Gilda Barcellos Lima Apoio Administrativo Adauri de Paula Mattos Jairo Cesar da Silva Miranda Informática Bruno Ferreira Porto Manutenção Francisco Espindola Garcia José Carlos Xavier da Silveira

Sistema Estadual de Bibliotecas - SEB
Coordenação : Maria Luzia Caramuru

Dados do site http://www.bperj.rj.gov.br/rede_conhecimento.asp :

SETEMBRO 2007
REDE DO CONHECIMENTO
O QUE É A Rede do Conhecimento é um sistema informatizado integrado pelas bibliotecas públicas estaduais e, progressivamente, pelas bibliotecas municipais, além de outras instituições culturais e educacionais do Rio de Janeiro, representando um importante instrumento no acesso à informação para pesquisadores e público em geral. Enfim, a Rede do Conhecimento representa o primeiro e, sem dúvida, um grande passo em direção à democratização do acesso, permitindo ao cidadão o conhecimento do acervo bibliográfico fluminense.
OBJETIVOS PRINCIPAIS INFORMATIZAR , dentro dos padrões técnicos internacionais e progressivamente, os acervos das bibliotecas que integram o Sistema Estadual de Bibliotecas. CRIAR UMA REDE INFORMATIZADA – Rede do Conhecimento – integrada pelas Bibliotecas Públicas do Estado do Rio de Janeiro e, progressivamente, pelas demais bibliotecas que fazem parte do Sistema Estadual de Bibliotecas. CRIAR UMA REVISTA especial voltada para o público alvo do Sistema Estadual de Bibliotecas, tratando de literatura em geral, para a formação e o desenvolvimento editorial do Rio de Janeiro e do país. CRIAR a Biblioteca Virtual voltada ao atendimento on-line de alunos, professores, pesquisadores e público em geral, com dados sobre o Estado do Rio de Janeiro. PATROCÍNIO Link: http://www.oifuturo.org.br/oifuturo.htm# Link: http://www.institutocidadeviva.org.br/

AS BIBLIOTECAS DA REDE

Muitas ações já foram realizadas, como a criação de um núcleo central de computadores, o inventário, a padronização e a criação da base de dados com 60mil registros da Biblioteca Pública do Estado, o que possibilitará a cópia dos registros pelas demais bibliotecas componentes do sistema, evitando-se a repetição de trabalho; a aquisição de equipamentos para as bibliotecas e a capacitação dos profissionais que trabalham no projeto. Neste momento, estamos voltados para a implantação do projeto em bibliotecas públicas municipais, algumas já em franca operação como no Município de Rio Bonito. BIBLIOTECAS ESTADUAIS BPERJ – Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro BEN – Biblioteca Estadual de Niterói BEIAT – Biblioteca Estadual Infantil Anísio Teixeira BEAM – Biblioteca Estadual Alfredo Machado CACIJ –Centro de Artes e Criatividade Infanto-Juvenil BPBAS – Biblioteca Pública Barra Square
BIBLIOTECAS MUNICIPAIS – EM PROCESSO DE ADESÃO
CABO FRIO Biblioteca Pública Municipal Professor Walter Nogueira Praça D.Pedro II, n.º 47 Centro -RJ CEP : 28.960-000 Responsável: Norma Regina Horário: 2.ª à 6ª 8:00 às 18:00h Serviços: Empréstimo e atendimento ao público

CAMPOS DOS GOYTACAZES Biblioteca Pública Municipal Nilo Peçanha Praça da Bandeira, s/n Palácio da Cultura – RJ CEP : 28030-530 Responsável: José Luís Muylaert (Joca) Horário: 2 ª a 6 ª 8:00 às 18:00 h Sábados : 8:00 às 11:00 h Serviços: Empréstimo e atendimento ao público, possui Braille.

CARAPEBUS Biblioteca Pública Municipal de Carapebus Rua Nicolau Zulu, s/nº Centro – RJ CEP : 27.998-000 Responsável: Dulcicléia Cordeiro Alves Horário:2ª a 6ª 8:00 às 17:00 h Serviços: Empréstimo e atendimento ao público
CASIMIRO DE ABREU Biblioteca Pública Municipal Tiradentes Endereço: Rua Miguel Jorge, n.º204 Centro -RJ CEP: 28.860-000 Responsável: Emilian de Oliveira Duran Horário: 2ª à 6ª 9:00 às 21:00 h Serviços: Empréstimo e atendimento ao público
ITAPERUNA Biblioteca Pública Municipal Dr. Caio Buarque de Nazareth Rua Coronel Luís Ferraz, n.º 175 Centro – RJ CEP : 28.300-000 Responsável Edir Gonçalves Mozer Horário: 2ª a 6 ª 7 :00 às 17:00 h Serviços: Empréstimo e atendimento ao público
MANGARATIBA Biblioteca Pública Municipal Ary Parreiras Rua Coronel Moreira da Silva,n.º 232 Centro – RJ CEP : 23.860-000 Responsável: Neide e Márcio Maia Horário: 2ª a 6 ª 8 :00 às 16:00 h Serviços: Empréstimo e atendimento ao público
QUISSAMÃ Centro Cultural Sobradinho Rua Comendador Julião, n.º 208 Centro – RJ CEP : 28.735-000 Responsável: Glauce Régis Horário: 2ª a 6 ª 7 :00 às 17:00 h Serviços: Empréstimo e atendimento ao público RIO BONITO (em funcionamento) Biblioteca Pública Municipal Celso Peçanha Avenida: Castelo Branco, n.º 78 Centro – RJ CEP : 28.800-000 Responsável: Maria do Carmo Soares Cordeiro Horário: 2ª a 6 ª 7 :00 às 18:00 h Serviços: Empréstimo e atendimento ao público
RIO DAS OSTRAS Biblioteca Pública Municipal de Rio das Ostras Avenida Amazonas, s/nº Centro – RJ CEP: 28.890-000 Responsável: Rízia Gildarte Horário: 2ª a 6 ª 9 :00 às 18:00 h Sábados : 9: 0 às 14 :00H Serviços: Empréstimo e atendimento ao público
TRÊS RIOS Biblioteca Pública Municipal Castro Alves Rua Coronel Luís Ferraz, n.º 175 Centro – RJ CEP : 28.300-000 Responsável: Rita Maria Izidoro Santana Horário: 2ª a 6 ª 8 :00 às 17:00 h Serviços: Empréstimo e atendimento ao público
OUTRAS INSTITUIÇÕES – EM PROCESSO DE ADESÃO MUSEU DO INGÁ Endereço: Rua Presidente Pereira, n.º78 Ingá – Niterói Tel.: 2621-0391/ 2610-3998 PARQUE LAGE Endereço: Rua do Jardim Botânico, nº414 Rio de Janeiro CEP: 22.461-000 Tel.: 2538-1879 FUNDAÇÃO DARCY RIBEIRO Responsável Administrativo: Maria Nazareth G. e Silva Responsável Biblioteca: Kátia Endereço: Rua Almirante Alexandrino, n.º 1991 Santa Tereza- RJ CEP : 20.241-261 CATÁLOG O ON-LINE Clique no link e faça sua consulta (Link: http://archeslib.com.br/bpe-rj/pesquisa.aspx)

Apresentando-me conto com ampla divulgação.

2 comentários:

Ana Paula Motta disse...

Boa postagem,Joca. Descobri o blog através do Ricardo André. Vou passar sempre por aqui.
Um abraço

Rosângela - discípula aprendendo... disse...

Gosto disso.
Gente que esclarece, sem maldades enrustidas.
Pode ter até malícias, mas sem maldades.
- Malícias sem maldades?
- Sim. O Campista "Carraspana"