terça-feira, 11 de março de 2014

UENF: Volta às aulas e combate ao trote


Alunos no campus Leonel Brizola em início de ano letivo
Volta às aulas sem registro de problemas (arquivo ASCOM)
A campanha contra o trote violento ou vexatório dá o tom da volta às aulas na UENF, nesta segunda, 10/03. Melhor universidade do Rio de Janeiro na pontuação do Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC pelo segundo ano consecutivo, a UENF recorreu a cartazes e panfletos para conscientização dos veteranos e para divulgação de canais institucionais de reclamação para os calouros. Qualquer queixa relacionada ao assunto pode ser dirigida ao e-mail trotenao@uenf.br ou ao serviço Disque-UENF: 0800 025 2004 (das 9h às 17h).
De acordo com a Lei Estadual 6.436/13, publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro de 16/04/13, universidades estaduais e instituições particulares sediadas no Estado do Rio de Janeiro ficam obrigadas a alertar calouros e veteranos de que trote baseado em “violência ou grave ameaça” é crime. A lei define até o tamanho dos cartazes, seu conteúdo e as características das letras (fontes). O cartaz informa ainda o telefone da Polícia Militar (190) para denúncias.
Uma das dificuldades no tratamento da questão é definir um consenso quanto aos limites entre uma brincadeira saudável, desejada pelos calouros, e eventuais abusos dos veteranos. Certo é que os calouros não são obrigados a participar de qualquer atividade do gênero e, quando desejam, são eles que definem os limites, como afirma a pró-reitora de Graduação, Ana Beatriz Garcia. Até as 17h desta segunda não houve qualquer registro de reclamação.
Conforme o calendário aprovado pelo Colegiado Acadêmico, o primeiro semestre letivo de 2014 começa nesta segunda, 10/03/14, e se estende até 26/07/14. Confira o cronograma estabelecido para a graduação e após-graduação da UENF.

Nenhum comentário: