quinta-feira, 27 de março de 2014

Falta de orientação para clientes do SuperBom da Alberto Torres interfere no trânsito.


A cada dia o trânsito em Campos dos Goitacá - RJ está mais lento e sufocado. Diversas são as causas. Além da grande quantidade de veículos — dos caminhões às bicicletas que trafegam juntos — claramente pela ausência de transporte coletivo, aumenta também a falta de paciência, descarregada nas buzinas e no permanente trocar de faixas — estas também raras nas pistas de rolagem no município, o que dificulta ainda mais a ordem, entre tantos outros motivos. 
Sem dúvida a falta de agentes orientando e organizando o trânsito é facilmente percebida, o que facilita os mais diversos tipos de infrações. Não há uma política de transporte e o resultado é o caos diário, principalmente quando se percebe que a maioria dos carros servem, geralmente, ao próprio condutor.
Mas iniciativas simples em pontos de reconhecidos estrangulamentos poderiam minimizar o problema. Cito por exemplo o gargalo formado na confluência das Avenidas Alberto Torres e 28 de Março, que promove diariamente, principalmente no final da tarde, um verdadeiro entupimento nas vias em seu entorno. Refletindo até mesmo no sistema 'onda verde' da Alberto Torres — quando raramente os sinais estão sincronizados.
Porém o que mais chama a atenção é a entrada e saída de veículos de um supermercado localizado exatamente no entrocamento e, por sua vez, ponto de desafogamento do gargalo. A entrada, naturalmente por seguir o fluxo, não interfere tanto quanto a saída dos veículos daquele estabelecimento comercial. Porém, se a prefeitura sacrificasse algumas vagas em frente ao estacionamento, ao longo da Alberto Torres, transformando este espaço em recuo encostado ao meio-fio, para entrada no supermercado, promoveria um fluxo com mais agilidade, evitando que estes, paralisassem ou diminuíssem a fluidez do tráfego. 
Culpa maior dos usuários que insistem em cruzar a Alberto Torres diretamente, ao sair do supermercado, para alcançar a 28 de Março, quando ali o fluxo é permanente, ora para os veículos que trafegam na Alberto Torres, ora para os da 28 de Março — ambos em direção ao Parque Leopoldina.
O impressionante é a total falta de orientação para o condutor/usuário que deixa o supermercado. Bastaria uma sinalização indicando que o veículo deve seguir à direita, contornando o pequeno quarteirão e alcançando a antiga Álvaro Tâmega, o que o permite trafegar tranquilamente para qualquer parte. Seja seguir em frente ou pegar novamente a 28 de Março, desta forma respeitando o trânsito e a sinalização com civilidade. Simples assim!!!!
O curioso é que há muito tempo existe uma câmera de monitoramento da Prefeitura bem ao lado, no poste dentro do supermercado, que deveria servir para este tipo de análise — ou não?... Na verdade, constata-se a falta de atenção com pequenas medidas que, além de melhorarem o trânsito naquele local, obrigariam os incautos, ou melhor, os motoristas a exercerem apenas o que lhes é permitido, contribuindo assim para a melhoria do trânsito, já que a prática do cruzamento indevido é permitida, a medida em que não haja regra.
Ao supermercado cabe, por exemplo, o recuo da cabine do controlador. Esta deve ficar mais afastada do portão, pois o usuário é obrigado a parar na entrada para receber um cartão que até agora não se conhece a finalidade (recebe-se na entrada e devolve-se na saída). Simplesmente. Essa parada na entrada também contribui e em muito para o engarrafamento.
Mas o que faz o setor responsável pelo trânsito da cidade que não percebe esses pequenos equívocos? 
E a administração do supermercado que, ao que parece, não se interessa em concertar o que acontece na sua casa e prejudica grande parte da comunidade? Ou então, desculpem se não perceberam o óbvio.

2 comentários:

Anônimo disse...

Somos nós como população que tem que dar as dicas para melhorar, porque na prefeitura falta competência! Boa contribuição construtiva.

Fernando Aguiar disse...

Caro Joca:

Pertinente a sua observação. Contudo, se me permite uma sugestão, suponho que a melhor solução esteja nas mãos do Superbom. Bastaria promover dois acessos ao estacionamento. A entrada seria pelo acesso existente hoje, e a saída seria criada junto ao prédio do supermercado. Ou seja: a saída seria antes do sinal de trânsito, ainda na Alberto Torres e a entrada, mais na frente, junto a travessia da linha como é hoje. Deste modo, os veículos que saem do Superbom tem possibilidades de mudar de faixa, dobra à esquerda e pegar a 28 de Março. Melhor do que atravessar o carro na avenida como fazem hoje.