quinta-feira, 18 de julho de 2013

UENF comemora 20 anos em agosto


UENF_20110502_075_PD

Vista aérea do campus da UENF
Em 16 de agosto de 1993, era realizada a primeira aula no campus da UENF. Para marcar os 20 anos da instituição, uma vasta programação se estenderá por toda a semana de aniversário, com início em 12/08 e término em 16/08. O ápice da programação será a Sessão Solene do Conselho Universitário da UENF, marcada para as 15h de sexta-feira, no Centro de Convenções. Na ocasião, serão concedidas homenagens a representantes da comunidade externa e interna.
Dentre as atividades culturais, destaca-se a segunda edição do Festival de Música da UENF, que será realizado na quarta-feira, 14/08, às 17h, no Centro de Convenções. Outro destaque é o lançamento do livro Uma Casa, muitas vozes: histórias dos primeiros 20 anos da UENF,que ocorre na terça-feira, 13/08, às 17h, no Centro de Convenções. O livro resgata episódios  que marcaram as principais etapas da existência da UENF, como o movimento pró-UENF, a implantação, a luta pela autonomia administrativa, os rumos da UENF autônoma, os prêmios recebidos pela Universidade e um apanhado de visões sobre o futuro da instituição.
Na quinta-feira, 15/08, haverá Sessão Solene da Câmara Municipal de Campos proposta pela vereadora Maria Auxiliadora Freitas de Souza. Durante a Sessão, a Câmara vai prestar homenagens a diversas personalidades que contribuíram para a criação e desenvolvimento da UENF, como reitores, governadores e pessoas ligadas ao movimento pró-UENF. E na sexta, 16/08, será realizada a Sessão Solene do Conselho Universitário (CONSUNI) da UENF, no Centro de Convenções, quando o professor Helion Vargas, do Laboratório de Ciências Físicas (LCFIS),  será homenageado com a honra máxima da instituição: a Medalha Darcy Ribeiro.
niemeyer, darcy e brizola
Niemeyer, Darcy e Brizola, durante a inauguração da UENF, em 1993
Darcy Ribeiro, Oscar Niemeyer e Leonel Brizola — três personalidades importantes na história da Universidade — ficarão imortalizados no campus universitário em bustos de bronze confeccionados pelo escultor Hildebrando Lima. Os bustos, que serão colocados no hall de entrada do Centro de Convenções da UENF, serão inaugurados no dia 16/08, às 14h30. No mesmo dia, será descerrada a placa que dá o nome de Oscar Niemeyer ao Centro de Convenções, de acordo com decisão do Conselho Universitário da UENF de 14/12/12.
A programação inclui ainda uma homenagem póstuma a Cícero Guedes dos Santos, pequeno produtor rural que participava de projetos de extensão da UENF na área de agroecologia. Morto em janeiro deste ano, Cícero participava todas as manhães de terças-feira da feira agroecológica realizada no prédio P5 com assentados rurais. A partir do dia 13/08, quando será descerrada a placa em sua homenagem, o local passará a se chamar “Espaço Agroecológico Cícero Guedes dos Santos”, cumprindo decisão do Conselho Universitário da UENF de 22/02/13.
Veja a programação do aniversário de 20 anos da UENF aqui.
(uenf-ascom)

3 comentários:

Anônimo disse...

É... como disse o geógrafo da USP Milton Santos: "a universidade é uma ilha, onde o exercício da hipocrisia nas relações cotidianas é uma regra".

Homenagear um invasor de terras que nunca fez nada pela universidade é realmente um enorme "exercício da hipocrisia".

kkkkkkkkkk ! Isso é Brasil !

Anônimo disse...

O Brasil vive total inversão de valores.

Anônimo disse...

As universidades públicas brasileiras de transformaram em loucademias Gramscianas. O esquerdismo sociopata predominante nessas instituições só trazem retrocesso.
A demagogia e a politicagem dominam essas instituições. Nas universidades a moda é viver à margem.