quarta-feira, 24 de abril de 2013

UENF:Café com Ciência no lançamento da Revista Eco.


A UENF lança nesta quinta, 25/04/13, às 9h30, no Auditório 2 do P5, a revista ECO – Extensão e Comunidade, que se propõe a ser uma vitrine para projetos de extensão passíveis de serem replicados como políticas públicas. A publicação, cujo primeiro número acaba de ser impresso, tem periodicidade bimestral e é produzida graças a uma cooperação entre a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX), responsável pelo projeto, e a Gerência de Comunicação (ASCOM), que o implementa.
Um dos destaques do primeiro número, com 32 páginas, é uma matéria sobre agroecologia em assentamentos com uma das últimas entrevistas concedidas pelo líder Cícero Guedes dos Santos, assassinado em 26/01/13. Tem ainda uma reportagem sobre o projeto Piabanha, de repovoamento de peixes no Rio Paraíba do Sul, e uma abordagem sobre a educação de jovens e adultos (EJA).  A revista traz também um trabalho de pesquisa e extensão sobre dengue e um balanço dos avanços das ações de difusão da economia solidária na região, bem como os primeiros passos da Escola de Extensão.
A seção de opinião tem um contraponto de dois artigos sobre o Complexo do Açu, sendo um assinado pelo sociólogo José Luís Vianna da Cruz (UFF), outro pelo engenheiro Ronaldo Paranhos (diretor da Agência UENF de Inovação). ECO traz ainda uma entrevista em formato pingue-pongue com a professora Lílian Bahia, que foi pró-reitora de Extensão no período 2003/2007, em que a área foi alavancada na UENF.
O projeto da revista ECO – Extensão e Comunidade está aberto à incorporação das outras instituições públicas de ensino superior instaladas na região, notadamente o IFF e a UFF.

Nenhum comentário: