quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Um apelo que merece toda reflexão e apoio! Não à volta da carceragem na DP da São Bento!

Tenho uma tia muito querida que hoje, infelizmente, não anda mais e não reconhece as pessoas mais próximas. Mas foi essa mesma tia que sempre abrigou em sua casa grande parte da família, por morar na “cidade” — na Rua Formosa, exatamente em frente onde hoje está localizado o Hortifruti —, enquanto alguns de seus familiares, inclusive eu e meus irmãos, morávamos na Tapera.

Esta mesma casa situa-se próximo à Delegacia Legal, que naquela época era uma delegacia com uma carceragem. Eu só sabia disso porque, naquela época, costumava ficar na casa desta tia e estudava ali perto — na extinta Escola Santo Antonio. Mas como uma criança de 10 anos poderia saber que o seu lugar de aprendizagem e lazer e, principalmente, o seu espaço de diversão em família poderia abrigar tal perigo?

Perigo sim!!!

Pois recordo muito bem de historias dando conta de que “fugiram bandidos da delegacia, fechem as portas da escola”. Policiais vasculhando a escola à procura dos tais foragidos. E, pior, essa mesma tia – que já era velhinha e ainda morava com outra senhora—, passava grandes sustos quando os policiais batiam à sua porta pedindo para buscar um dos foragidos que se encontrava escondido no assoalho de sua casa.

Foi assim que fiquei sabendo que existia um lugar de onde saiam bandidos assustando crianças em seu pleno desenvolvimento e assustando velhinhas enquanto praticavam suas culinárias para alegrar a si e aos seus.

Esse lugar, a CARCERAGEM da 134ª DP, para nossa felicidade, foi fechado e remodelado – depois de passar por rebeliões, mortes e fugas - para Delegacia Legal, mas hoje ouço no radio e leio nos jornais que querem voltar a abrigar bandidos neste mesmo local, próximo a mais escolas, clinicas e residências de velhinhas.

Peço aos campistas um movimento que possa evitar que isso aconteça e impedir que outras crianças sejam tomadas pelo desespero em seu maior momento de produção e que nossas velhinhas possam tomar o sol da manhã com tranqüilidade e admirar um beija-flor.

Esse não é um manifesto político. Mas social, por isso não carece de assinatura.

Nenhum comentário: