sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O caos no trânsito de Campos é fruto da permissividade pela ausência de autoridades.

A cada vez que preciso dirigir nesta terra de Marlboro exerço um trabalho de paciência que comprova a minha capacidade de perceber que os ignorantes e anti-cidadãos do trânsito não são tão culpados assim como parecem.

É inadmissível a utilização indevida das vias de rolagem. Muitas vezes, ruas largas com duas faixas se afunilam para ceder vez a "comércios alternativos", bancas de lojas, e o pior para os incautos motoristas pararem ou chegando ao cúmulo de estacionarem em plena via. Isso pode? É claro que não! Mas aqui pode. Pode porque não há quem organize e agentes que coibam estes procedimentos.


Na verdade a permissividade é que estimula pela certeza da impunidade. Não bastassem as péssimas condições dos pisos que obrigam a desvios rápidos por parte de muitos condutores sem a mínima preocupação com os outros veículo que estão no seu entorno. São carroças de tração animal, os nossos queridos "burrinho sem rabo" se arriscando e pondo em dificuldades os motoristas, a falta de ciclovia aliada ao despreparo e abuso dos ciclistas, os motociclistas que em suas manobras aventureiras ignoram o que supostamente deveriam ter apreendido para fazerem jus à carteira nacional de habilitação.


Mas insisto: o trânsito de Campos é um caos simplesmente pela ausência das autoridades competentes. A quem recorrer nos finais de semana para denunciar um carro com som aos extremos. Quais os telefones que o poder público disponibiliza para os munícipes auxiliarem no combate às várias infrações percebidas a cada 100 metros?


Não há profissionais nas ruas. Tudo pode! Principalmente carros oficiais e principalmente das diversas polícias que se acham superiores e fazem o que querem. Ainda hoje fiz uma negativa para o motorista de uma viatura da PM que estava conversando em frente à recebedoria de rendas obrigando a Alberto Torres a se transformar numa só pista. Eu e minha família dentro do carro pudemos ouvir um solene "Vá se F....". É assim. Quem deveria ajudar, mais atrapalha. Existe ainda o convívio obrigatório com os caminhões que param onde querem para descarregar suas mercadorias e o pior, o abuso imedível dos carros fortes que pelo seu porte impõem sua rotas vilipendiando os demais motoristas.


Devemos estar sem recursos para dar um verdadeiro ordenamento ao trânsito dessa Terra de Marlboro, até por que isso apenas requer vontade e trabalho, não necessita de obras milionárias.

Nenhum comentário: