quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

‘Forró em Cambaíba’ é exibido na UENF


Lucas, Pedlowski e Vitor: debate sobre conflitos

Lucas, Pedlowski e Vitor: debate sobre conflitos
Depois de ser lançado na UFF – Campos, o documentário “Forró em Cambaíba”, produzido pelo jornalista Vítor Menezes e equipe, foi apresentado ao público da UENF nesta terça, 17/12/13, na Sala de Cinema do Centro de Convenções Oscar Niemeyer. Após a exibição, houve debate com a participação do próprio Vítor Menezes, do professor Marcos Antônio Pedlowski (Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico do CCH/UENF) e do estudante Lucas Moretz-Sohn, do curso de Agronomia.
O documentário, elaborado com apoio do Sindipetro NF, registra a madrugada da ocupação do MST nas terras da antiga usina Cambaíba, em Campos, ocorrida aos 02/11/12. Também são abordados aspectos históricos ligados ao mundo do trabalho na produção do açúcar, o papel do líder Cícero Guedes dos Santos (que viria a ser assassinado aos 26/01/13) e a denúncia de que os fornos da usina teriam sido utilizados durante a ditadura militar para queimar corpos de militantes políticos de esquerda.
O filme contém registros da participação de Cícero no processo de ocupação e depoimentos de personagens ligadas ao mundo do açúcar em Campos, incluindo antigos funcionários da usina, estudiosos e a vereadora e ex-diretora da usina Cecília Ribeiro Gomes.
(uenf-ascom)

Nenhum comentário: