quinta-feira, 29 de março de 2012

‘Terceira Idade em Ação’n na UENF





Aula de hidroterapia (foto: Rosalee Istoe)













É verdade que os jovens constituem a maioria das pessoas que passam todos os dias pelo campusda UENF. Mas desde junho do ano passado, o ambiente universitário tem sido dividido também com um grupo de 65 idosos em busca de atividades de esporte, cultura e lazer. Eles  participam do projeto de extensão “Terceira Idade em Ação”, coordenado pela professora Rosalee Istoe, do Laboratório de Estudos da Educação e Linguagem (LEEL) do Centro de Ciências do Homem (CCH).
O projeto teve início em junho de 2011 e tem por objetivo a inclusão dos idosos no meio acadêmico, levando-os, ao mesmo tempo, a adquirir conhecimentos e a ter maior qualidade de vida. Na UENF, eles participam de oficinas de informática, nutrição e gastronomia, caminhadas, yoga, meditação, hidroterapia, fisioterapia, arteterapia, passeios (turismo, ecologia e preservação do meio ambiente) entre outras atividades. O projeto conta com a parceria  da Fenorte, oportunizando a participação de profissionais  no acompanhamento das ações e no seu desenvolvimento.
— Desenvolvemos com eles atividades que levam em conta a necessidade física e o equilíbrio emocional. Aqui eles produzem, mostram que são capazes, conhecem novas pessoas e ampliam suas redes de contato, saindo da ociosidade e do isolamento — afirma a professora, que é formada em Psicologia e tem doutorado em Ciências.
Segundo Rosalee, a maioria dos participantes é constituída por mulheres. No último dia 16, tiveram início as aulas de hidroterapia, com a professora Alice Tannus. São duas turmas, em dois horários: 7h às 8h e 8h às 9h, na piscina ao lado do prédio do CCH.

Alunas durante aula de yoga (foto:Rafaella Dutra/ASCOM)
A aula de yoga, que acontece às segundas e quintas-feiras, é a favorita de Regina do Espírito Santo. Ela enfatiza a possibilidade de desenvolver, ao mesmo tempo, o corpo e a mente.
— Sinto-me privilegiada por poder participar desse projeto. A ioga, além de mexer com o nosso lado emocional, trabalha a nossa flexibilidade também. E isso é muito importante em tudo que fazemos — diz.
As atividades do projeto ‘Terceira Idade em Ação’ mudaram a vida de Letilva de Almeida Marins e Conceição de Maria Peixoto. Elas contam que hoje se sentem muito mais dispostas e felizes.
— Eu agora saio de casa, tenho mais disposição para fazer as coisas, tudo está melhorando. Os órgãos que antes não “funcionavam” tão bem, hoje estão melhores e fazem a minha vida melhor — diz Letilva.
As atividades acontecem todos os dias, segundo um cronograma. E, a cada dia, cresce o número de participantes.
— Eu fiquei sabendo dessas atividades através da Rose, que participa desde o ano passado. E hoje posso dizer que voltei a viver — afirma Conceição de Maria.
Os interessados em participar do projeto devem se dirigir ao LEEL (sala 203 do CCH), das 8h às 12h, portando uma foto 3×4 e um atestado médico.
(Fúlvia D’Alessandri e Rafaella Dutra, com colaboração de Wesley Machado)

Nenhum comentário: