sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Lula e Dilma em Compenhague.

Lula sempre foi muito bom na ocupação de espaços. Não é a toa que está em Copenhague lutando pelo planeta e até se destacando bem no quesito empilhar. Na sua delegação o membro mais importante é a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, que a chefia. Nunca mandou tanto em meio-ambiente como agora.
Até o ministro Carlos Minc está em segundo plano, afinal, perto da ministra, o que saca ele de MA?
Dilma tira toda casquinha de um encontro como a Cop, mas nega a participação do Brasil com US$ 1 bilhão para os países pobres, como forma de participação no fundo climático (embora o Lula não tenha dado ainda a palavra final, que lhe cabe).
Mas Copenhague não importa. O que importa é o material produzido pelos profissionais de comunicação que deverá ser usado fartamente na campanha do ano que vem.
Dilma é ambientalista deste Garotinha.

Neste momento (12:55) o ministro Minc fala à CBN. Ele fala que o grande nó da Cop 15 são os EUA. Defende o discurso do Lula e o aplaude. Diz que a meia hora surge uma "luzinha" para que Compenhague surta efeito, ou seja, a pressão do Grupo dos 32, formado ontem à noite.
Para ele a China evoluiu devido às pressões dos presidentes do Brasil e da França. Embora acredite que a China possa maquiar seus relatórios bi-anuais.
Ele acredita que o mais difícil é a ampliação de Kioto. A solução seria antecipar a Cop 16 para setembro/outubro.
Para ele o "que não pode acontecer são os países assistirem as geleiras derretento, as florestas sumindo, a disputa comercial e cada um olhando para o seu próprio umbigo."

Independente de tudo o Brasil está sendo fundamental para todos.

Nenhum comentário: