sexta-feira, 15 de junho de 2012

Novo destaque da UENF em ranking latino-americano


A UENF figura no topo das universidades da América Latina no indicador de qualificação do corpo docente utilizado pela QS (Quacquarelli Symonds), agência britânica especializada em avaliações de instituições de ensino. Na versão 2012 do ranking, divulgada nesta quarta (13/06/12), a UENF aparece no ponto mais alto da lista no critério ‘professores com doutorado’, com índice de 100%.

O mesmo índice – que na UENF é uma realidade desde sua implantação – é atingido por outras 12 universidades latino-americanas. São dez brasileiras (UnB, USP, Unicamp, Unesp, Ufla, UFMG, UFSC, UFSCar, Unifesp e UFGRS) – e duas argentinas (Instituto Tecnológico de Buenos Aires eUniversidad Torcuato Di Tella).
A UENF também se destaca no indicador que considera o número de artigos científicos por docente publicados em periódicos internacionais indexados. Neste quesito, a Universidade Estadual do Norte Fluminense figura em oitavo lugar na América Latina, atrás da Unicamp, USP, Unifesp, Ufla, UFRGS, Universidad de Chile e Unesp.
Na ponderação do conjunto de parâmetros de avaliação – incluindo itens como ‘reputação acadêmica, ‘reputação com empregadores’, ‘citações por artigo’ e ‘impacto na internet’ -, a UENF aparece entre as 117 melhores universidades da América Latina.
Em outra avaliação internacional recentemente divulgada (o ranking SIR, focado na produção e produtividade científica), a UENF aparece na 62ª posição na lista da América Latina e na 116ª na relação ampliada que inclui as instituições de Portugal e Espanha. Os dados foram retirados da base Scopus, considerada uma das mais abrangentes do mundo.

Nenhum comentário: