terça-feira, 27 de setembro de 2011

Leiam e vejam o descaso com que vive a cultura em Campos!!!!!



Leiam lá, antes que tirem o Blog do Ar: http://portugal-campos.blogspot.com/


Exatamente no momento em que se pretende discutir circuito cultural e turístico. 
O texto abaixo é uma publicação do Blog oficial da Casa Brasil-Portugal de Campos.




Albores do século XXI... Ano de 2001... A Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes faz a proposta de adquirir a Casa dos Faria. A família aquiesce desde que fosse lavrado na escritura de compra e venda, o compromisso de que o prédio se destinaria a abrigar uma instituição como o Centro Luso-Brasileiro Augusto Machado Viana Faria – Casa Brasil-Portugal, propiciando a continuidade do intercâmbio educacional, científico e cultural entre os dois países irmãos.

Assim, no SERVIÇO NOTARIAL do 10º OFÌCIO, assentada no Livro 110, FLS 125/128, ATO Nº 058/2002, está a Escritura Pública de Desapropriação Amigável que entre si fazem o Espólio de Augusto Machado Vianna Faria e o Município de Campos dos Goytacazes, constando as FLS 126 e 127 a Declaração de Utilidade Pública visando instalar no prédio da Salvador Corrêa número 21, a CASA BRASIL-PORTUGAL. O Governo assim dá o primeiro passo para que não fosse destruído nem descaracterizado o solar de raro valor histórico, arquitetônico, cultural e afetivo, assumindo o compromisso de estabelecer no casarão imponente o Centro Luso-Brasileiro Augusto Machado Vianna Faria - Casa Brasil-Portugal.

Desta forma, em dezembro de 2003, o então prefeito Arnaldo França Vianna entrega aos técnicos da Secretaria de Planejamento a responsabilidade de estudar e planejar o espaço físico, para as reformas e restaurações que se fizessem necessárias, ao mesmo tempo em que designa a jornalista Ineida Maria Mello de Oliveira para assumir a presidência da instituição recém criada e que passaria a funcionar na dependência das Secretarias de Turismo e Governo. Fato que se deu até dezembro de 2004. Em 2005, com a mudança da chefia do executivo municipal, a Casa Brasil-Portugal foi instada a transformar-se em Associação passando, assim, a ser subsidiada por um Convênio com a Prefeitura de Campos.

Em 03 de fevereiro de 2005 foi registrado no Cartório do 1º Oficio, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil – Campos dos Goytacazes – RJ o Estatuto do Centro Luso- Brasileiro Augusto Machado Viana Faria – Casa Brasil-Portugal sob n. 56409 de protocolo do livro A7 fl. 53 e n. ordem 1340 do livro A5 fl. 9.

OBJETIVOS.

· Divulgar e difundir o turismo, inclusive o de negócios, entre os dois países.
· Realizações em conjunto nas áreas de educação, saúde, esporte, promoção social, cultura, política da terceira idade e agricultura.
· Bureau destinado à divulgação de incentivos para a instalação de indústrias lusas em nosso município, visando facilitar os trâmites burocráticos para viabilizar parcerias de importações e exportações.
· Produções nas áreas de artes plásticas, vídeos, debates, conferências e seminários.
· Atividades artesanais e artísticas tais quais exposições e sessões lítero-musicais, inclusive voltadas para a terceira idade.
· Cursos dinâmicos para uma nova leitura da história do Brasil interligada à de Portugal.
· Biblioteca de autores portugueses para leitura e pesquisa, com espaço reservado para Café Literário e lançamento de livros.
· Bureau de intercâmbio de estudantes secundários e universitários.
· Congraçamento da Colônia Portuguesa em Campos dos Goytacazes.

CONCLUSÃO.

A tendência da Casa Brasil-Portugal é a de progressiva afirmação de Campos como um dos vértices de confluência entre os mercados brasileiro e português. Nesse sentido deve ser feita uma aproximação dos meios empresariais de ambos os países visando em grande parte a qualidade, mas também, sobretudo no meio empresarial português, enfatizar o preço e a qualidade das matérias-primas e da mão-de-obra brasileiras. Já no meio empresarial brasileiro mostrar Portugal não só como um mercado a explorar, mas como a melhor porta de entrada dos produtos brasileiros no vasto mercado da Comunidade Européia.

Alguns dos atrativos para que as empresas portuguesas se instalassem no Município de Campos seriam:

- Incentivos às produções regionais tradicionais do Município.
- Benefícios contratuais.
- Reforço das condições de eficácia das redes regionais dos agentes públicos e privados para a melhor instalação e fixação das empresas.

Em relação ao Turismo é importante estabelecer protocolos com entidades que promovam o Turismo da Terceira Idade em Portugal divulgando os atrativos turísticos de Campos.
Com respeito à criação de bolsas de estudos e de intercâmbio entre estudantes, o importante é estabelecer protocolos com Universidades Públicas e Privadas, com Fundações e Empresas, tanto no Brasil quanto em Portugal, sublinhando que são iniciativas muito importantes, quiçá fundamentais, para o futuro investimento entre os dois países e também para o desenvolvimento turístico tanto em Campos quanto em Portugal.

Finalmente vale ressaltar que é impossível construir o futuro sem preservar o passado. Indiscutível, portanto, o significado histórico, cultural e afetivo do casarão da Salvador Corrêa nº 21, onde funcionou o Vice-Consulado Português. Consolidar o recuperável e garantir acréscimos reconhecíveis e reversíveis é um desafio para quem se propõe captar a alma das coisas e ouvir atentamente as vozes de ontem espargindo luz sobre o hoje.
Assim se constrói a história do Brasil, com a leitura dos monumentos que guardam a memória nacional.

Nenhum comentário: