Há uma semana, o governo da China inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, que liga o
porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar
tem 42 quilômetros de extensão e custou o equivalente a R$2,4 bilhões.
Há uma semana, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Ponte Alegre ,
uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma Rousseff. Confiado ao Ministério dos
Transportes, o colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9
quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhões.
Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas comparações
entre a ponte do Guaíba e a chinesa. Na edição desta segunda-feira, o jornal Zero Hora
publicou o espantoso confronto numerico resumido no quadro abaixo:
Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em 102
dias, ao preço de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria
prazo para terminar e seria calculada em trilhões. Como o Ministério dos Transportes está
arrendado ao PR, financiado por propinas, barganhas e permutas ilegais, o País doCarnaval
abrigaria o partido mais rico do mundo.
Corruptos existem nos dois países, mas só o Brasil institucionalizou a impunidade.
Se tentasse fazer na China uma ponte como a do Guaíba, Alfredo Nascimento daria graças
aos deuses se o castigo se limitasse à demissão.
Dia 19/07/11, o Tribunal chinês sentenciou a execução de dois prefeitos que estava
envolvidos em desvio de verba pública.
(Adotada esta prática no Brasil, teríamos que eleger um Congresso por ano)
Fonte: Zero Hora
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