domingo, 30 de outubro de 2011

Excesso de gordura no fígado já atinge 20% dos brasileiros

Esteatose é mais comum após os 40 anos, porém já há uma 

prevalência alta em adolescentes


Consumo de carboidrato deve ser limitado, pois ele é o principal vilão da esteatose
Foto:  Júlio Cordeiro  /  Agencia RBS


A Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) emite um alerta: cerca de 20% da população brasileira tem gordura excessiva no fígado, a chamada esteatose, um problema que, se não tratado, pode levar à cirrose e até a transplantes do órgão.


O número de pessoas que tem o fígado gorduroso no país pode ser considerada alta. Para se ter uma ideia, uma doença comum como a diabetes afeta 12% da população. E grande problema é que a maioria não desconfia que seu fígado está doente, pois na maior parte dos casos, não há sintomas. 


— É uma doença que tem tido cada vez mais importância e causado um impacto grande na vida e na saúde dos pacientes — afirma o gastroenterologista Roberto Carvalho Filho, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


Por conta do preocupante cenário, a SBH planeja criar, ainda em 2011, o Dia Nacional de Combate à Esteatose, em parceria com outras sociedades e associações que também lidam com pacientes que têm a doença, como a Sociedade Brasileira de Cardiologia. 


— A epidemia é silenciosa. Todo paciente que tem sobrepeso, alteração no colesterol e é sedentário deveria fazer uma avaliação do fígado — diz o presidente da Sociedade de Hepatologia, Raymundo Paraná.


Foco é prevenir desde cedo
A esteatose é mais comum após os 40 anos, porém um fato tem preocupado os hepatologistas: já há uma prevalência alta em adolescentes. Metade dos 300 jovens de 15 a 19 anos analisados em 2009 pelo Grupo de Estudos da Obesidade da Unifesp já apresentava a doença, causada, em grande parte, pelos maus hábitos alimentares e pelo sedentarismo.


O problema é ainda mais frequente em quem costuma engordar na região abdominal, mas pessoas que parecem magras e têm uma barriguinha saliente também podem ter o fígado doente. 


A esteatose tem três graus de gravidade, que variam de acordo com a quantidade e proporção de gordura no fígado. O grau 3, com mais de 90% de gordura, representa a cirrose, ou seja, a inflamação grave do órgão. Especialistas apontam que cerca de 20% dos pacientes que têm esteatose desenvolverão o quadro mais grave da doença.
Nesses casos — e se a pessoa não faz o tratamento adequado —, a doença pode evoluir para a necessidade de transplantes.  


Atitudes saudáveis
1- Maneire no carboidrato, o principal vilão da esteatose. É preciso consumi-los com moderação.


2- Cuidado com o excesso de gorduras saturadas. Diminua o consumo de carnes vermelhas, manteiga, frituras e biscoitos industrializados.


3- Invista nas fibras: aveia, farelo de trigo, massas integrais, frutas e verduras são exemplos de fontes dessas substâncias. 


4- Acredite no poder das gorduras do bem: azeite de oliva e óleos como o de canola são recomendados. 


5- Conte com os antioxidantes, que ajudam a enfrentar os radicais livres, moléculas que podem prejudicar o corpo e o fígado. 


6- Atenção ao álcool. Em regra geral, quanto maior a quantidade e o tempo de consumo, maior a chance de desenvolver danos ao fígado.


7- A dieta balanceada e a prática de exercícios físicos seguem sendo os maiores aliados para ter um fígado saudável.
(BEM-ESTAR - Zero Hora)

TUDO NORMAL POR AQUI.

  • Pois é, tem jornal em Campos que está reescrevendo matérias de grandes agências e creditando "Da Redação".
     É só pesquisarem recente postagem aqui e comparar com publicação de hoje em Campos. 
     A base do jornalismo é a Ética.

     E  olha que já critiquei muito, quando emissoras de rádiodifusão transmitem noticiosos lendo os jornais locais,         como se os textos fossem produzidos por jornalistas pagos pela empresa.

Urgente: Ex-prefeito Zezé Barbosa necessita de sangue

O ex-prefeito de Campos, José Carlos Vieira Barbosa, o Zezé Barbosa, encontra-se internado na Clínica Prontocárdio com Sepse Pulmonar na TTO, associado a sangramento e necessita do sangue tipo O(-) negativo.
Doações podem ser feitas no Hemocentro Regional de Campos localizado à Rua Rocha Leão, 02, bairro Cajú ( HFM) .
O atendimento é de segunda a segunda (inclusive domingos e feriados) das 07:00 à 18:00.


(do Sociedade Blog)

Frase da Semana:

"Essa cidade não é uma planície lamacenta, é uma cidade de merda, com governantes que cospem todos os dias na cara de seu povo.

Alguns bairros de Guarus não servem para criar porcos, quanto mais filhos.

Se andasse mais pela cidade que diz governar, o casal de prefeitos nunca mais se olharia no espelho da mesma forma, caso lhes reste algum sentimento pela raça humana."



Douglas da Mata


Leia o texto na íntegra aqui.

Brasil e Paraguai preparam programa com apoio da ONU para combater corrupção e crime organizado

O Brasil e o Paraguai, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), estão trabalhando na elaboração de um programa que visa a combater o crime organizado, a lavagem de dinheiro e a corrupção.
Corrupção
O embaixador brasileiro, Eduardo dos Santos (foto), falou sobre as ações conjuntas de segurança que o Brasil e o Paraguai desenvolvem
Em entrevista à Agência Brasil, o embaixador brasileiro no Paraguai, Eduardo dos Santos, disse que uma missão da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), formada por representantes de vários órgãos brasileiros, como o Ministério Público, a Polícia Federal, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e a  Controladoria-Geral da União (CGU), esteve com autoridades paraguaias para montar um esboço do Programa Nacional Integrado.
O embaixador brasileiro também falou sobre as ações conjuntas de segurança que o Brasil e o Paraguai desenvolvem na fronteira.
ABr: Que ações estão sendo adotadas pelo Brasil e o Paraguai no combate ao crime organizado?
Eduardo dos Santos: Uma atuação policial mais intensa, com uso de tecnologia, como o laboratório de criminalística que estamos oferecendo para que o Paraguai compartilhe dessa experiência. Na semana que passou esteve aqui uma missão da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), integrada por representantes de vários órgãos brasileiros, como o Ministério Público, a Polícia Federal, o Coaf e a  Controladoria-Geral da União, para fazer com o Paraguai um esboço de um programa, chamado Programa Nacional Integrado, destinado a fortalecer as instituições no Paraguai. O programa será importante no combate ao crime organizado, à lavagem de dinheiro e ao fortalecimento da Justiça. O programa é feito com apoio das Nações Unidas. Portanto, é um órgão trilateral, Brasil, Paraguai e Nações Unidas, focado nessa questão do fortalecimento da Justiça, do combate à corrupção e à lavagem de dinheiro e contra o tráfico de drogas. O governo do Paraguai está dando muita importância a isso.
ABr: Haverá transferência de tecnologia, de pessoal?
Eduardo dos Santos: [O programa] envolve, sobretudo, treinamento, capacitação, cursos de treinamento. Isso tudo está previsto no programa. É uma iniciativa concreta que estamos trabalhando e mostra um pouco essa agenda extremamente rica com o Paraguai, que envolve, não só temas políticos, mas também temas sociais, culturais, de cooperação técnica e em termos de infraestrutura, que é muito importante. Já temos com o Paraguai a obra de Itaipu, a ponte sobre o Rio Paraná, a Ponte da Amizade. Existe o projeto da segunda ponte sobre o Rio Paraná. Existe também o projeto do corredor ferroviário bioceânico [Atlântico-Pacífico], que vai passar pelo Paraguai,  que ainda está sendo estudado. Isso mostra que a nossa relação é extremamente intensa e prioritária.
ABr: Quanto à questão da segurança na fronteira, assunto que envolve o interesse do Brasil e do Paraguai, o que poderá ser feito entre os dois países?
Eduardo dos Santos: O combate ao crime organizado é uma prioridade tanto para o governo brasileiro quanto para o paraguaio. A presidenta Dilma [Rousseff] anunciou, há pouco tempo, uma política de proteção das fronteiras. Um programa que envolve coordenação e ação conjugada de vários órgãos tanto federais como estaduais – Polícia Federal, Forças Armadas, polícias Militar e Civil. Há pouco tempo foi realizada uma importante operação aqui na fronteira, não só com o Paraguai, mas com a Argentina e o Uruguai. Essa cooperação já existe, pode ser aperfeiçoada e ampliada, como é o nosso desejo. Dou um exemplo: a Polícia Federal coopera com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai, vinculada à Presidência da República, diretamente, em um programa de erradicação de cultivo de maconha. O Paraguai é uma área de grande produção de maconha. E, para esse programa, a Polícia Federal presta apoio logístico e de inteligência.
ABr: Há algum efetivo da Polícia Federal atualmente no Paraguai?
Eduardo dos Santos:  A Embaixada do Brasil tem um adido da Polícia Federal que trabalha com autoridades do Ministério do Interior do Paraguai, da Polícia Nacional e da Secretaria Nacional Antidrogas, apoiando programas de cooperação com esses órgãos, sempre em contato com a Polícia Federal brasileira. A cooperação é muito fluida e intensa, muito estreita, sobretudo na região de fronteira. Veja o exemplo recente do Polegar [traficante Alexander Mendes da Silva, chefe do tráfico de drogas no Morro da Mangueira, no Rio], que foi preso pelas autoridades do Paraguai, em Pedro Juan Caballero. Feitas as investigações, ele foi extraditado, e hoje está preso no Brasil. Esse foi um resultado muito positivo dessa política.
ABr: O senhor acha que esse tipo de ação vai se intensificar? Isso pode mudar a atual imagem de insegurança na fronteira?
Eduardo dos Santos: Sem dúvida, esse resultado já é uma mostra de que estamos obtendo resultados importantes, relevantes, como foi essa prisão. Nossa cooperação tem procurado se voltar para a troca de informações, o uso de tecnologia. Uma das ideias é o Brasil compartilhar com o Paraguai a tecnologia dos aviões não tripulados, que podem ajudar no combate ao crime organizado.  Nós podemos fornecer ao Paraguai os dados que o avião detecta.

sábado, 29 de outubro de 2011

Demis Roussos - Forever And Ever (TOTP 15-07-1976)



Forever And Ever Demis Roussos
Ever and ever, forever and ever
You'll be the one
That shines on me
Like the morning sun

Ever and ever, forever and ever
You'll be my spring
My rainbows end
And the song I sing

Take me far beyond imagination
You're my dream come true
My consolation

(Ever and ever forever and ever)
You'll be my dream, my symphony, my own lover's theme
(Ever and ever forever and ever)
My destiny will follow you eternally

Take me far beyond imagination
You're my dream come true
My consolation
(Ever and ever, forever and ever)
You'll be the one
That shines on me
Like the morning sun
(Ever and ever, forever and ever)
My destiny
Will follow you eternally


Joao Gilberto and Antonio Carlos Jobim - Chega de Saudade

Gonzaguinha, diga la coração

Elis Regina - As Aparências Enganam

Maria Bethânia NEGROR DOS TEMPOS. Para lembrar




Quando eu vejo você
Com seus olhos de vaca
Com seus grandes olhos de vaca
Com seus olhos de vaca triste
Menina triste do meu amor

Quando eu vejo você
Com sua gargalhada descarada
Seus cabelos de muito vento
De mau tempo, de mau tempo
Com seu tempo, seu sentimento

Com seu dengo meu amor
Sinto todo o amor
Sinto todo o terror
Do negror desses tempos


Feliz Aniversário!

Parabéns  pra você...

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dr. Cláudio Heringer se solidariza com blogueiro censurado de São Francisco



CUMPRIMENTANDO-O, EIS OS NÚMEROS DOS PROCESSOS QUE MOTIVARAM UM ATENDADO COM O ESTADO DE DIREITO E O DIREITO A LIVRE MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO CONTRO O JOVEM NOEL JUNIOR, UNIVERSITÁRIO DA FAFIC-CG, NASCIDO E CRIADO EM GUAXINDIBA E QUE HÁ POUCO MAIS DE UM ANO PRESTA SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA PARA A POPULAÇÃO LOCAL  COM A DEVIDA IMPARCIALIDADE  E QUE AGORA, POR UMA DECISÃO NO MÍNIMO SUSPEITA E ARBITRÁRIA  DA JUSTIÇA DE ITAPERUNA-RJ, TEVE OS SEUS EQUIPAMENTOS DE TRABALHO APREENDIDOS NA SUA CASA NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA(26/10). SEGUE ABAIXO O NÚMERO DOS AUTOS. FAVOR DIVULGAR NAS REDES ESSE ARBÍTICO PRATICADO COM O CIDADÃO DE BEM NOEL JUNIOR  E TODA A SOCIEDADE DE SFI.
ABAIXO A LEI DA MORDAÇA!
PROCESSOS: 0013019-10.2011.8.19.0026(JECRIM) E
0003668-75.2011.8.19.0070(CARTA PRECATÓRIA)

ABAIXO, A NOSSA MANIFESTAÇÃO DE REPÚDIO POSTADA NO BLOGO DO NOEL JUNIOR ACERCA DESSE SOMBRIO EPISÓDIO:

QUINTA-FEIRA, 27 DE OUTUBRO DE 2011
 


"Caro Noel Júnior, boa tarde.

Cumprimentando-o, causou-me perplexidade a notícia postada em seu blog dando conta da apreensão de objetos particulares utilizados no seu trabalho(computadores etc.) em sua residência por ordem judicial.

Sem ilações, deve-se consignar, de início, que nosso país tem uma Constituição Federal democrática que consagra a liberdade de imprensa e, textualmente, proíbe qualquer tipo de censura. Mesmo assim, vários veículos de todo o país enfrentam violações ao exercício da atividade jornalística, bem como o direito a informação. Ao que parece o livre fluxo de idéias e o acesso universal à informação, tidos como essenciais para o desenvolvimento humano, encontra-se sob ataque.

Pelo que sei a seu respeito, prefiro crer que o atentado em questão foi perpetrado contra um homem bom, de reputação ilibada, trabalhador, exemplo de jovem contestador, cidadão ativo em nosso Município, que informa com exatidão e imparcialidade. Querer calar a sua voz, ou qualquer outra que ouse a denunciar, exigir providências, questionar, abrir espaço para debates sobre os temas mais variados e com o amparo da Justiça é precedente que nos remete a um tempo não muito distante de um país sombrio, onde imperava a Lei da Mordaça.

O Judiciário como aplicador da lei, não se pode distanciar das garantias do devido processo legal.
Portanto, como leitor desse blog, manifesto-me como cidadão diante da notícia postada em questão, sugerindo, ainda, que tal ocorrência seja imediatamente comunicada junto aos diversos canais de notícia, inclusive a OAB, de modo a não silenciar a voz daqueles poucos que ainda possuem coragem como você de informar e garantir a manifestação de pensamento, direitos impostergáveis previstos na CF/88. Digamos não as tentativas de reduzir o estado de direito a Lei da Mordaça.

Att., Dr. Cláudio Heringer "

Nota: Antes  de mais nada, agradeço pelo apoio Dr. Heringer. Peço desculpas pela demora na postagem, como o Sr. sabe, estou sem meu computador. Via Lan House

WikiLeaks aponta Wiliam Waack como informante do governo dos EUA patrocinado pela CIA


Waak
William Waak, segundo documentos vazados no WikiLeaks, recebe dinheiro da CIA para alinhar o noticiário aos interesses norte-americanos no Brasil
O repórter William Waack, daRede Globo de Televisão, foi apontado como informante do governo norte-americano, segundo post do blog Brasil que Vai – que citou documentos sigilosos trazidos a público pelo site WikiLeakshá pouco menos de dois meses. De acordo com o texto, Waack foi indicado por membros do governo dos EUA para “sustentar posições na mídia brasileira afinadas com as grandes linhas da política externa americana”.
Por essa razão, ainda segundo o texto, é que se sentiu à vontade para protagonizar insólitos episódios na programação que conduz, nos quais não faltaram sequer palavrões dirigidos a autoridades do governo brasileiro.
post informa ainda que a política externa brasileira tem “novas orientações” que “não mais se coadunam nem com os interesses norte-americanos, que se preocupam com o cosmopolitismo nacional, nem com os do Estado de Israel, influente no ‘stablishment’ norte- americano”. Por isso, o Departamento de Estado dos EUA “buscou fincar estacas nos meios de comunicação especializados em política internacional do Brasil” – no que seria um caso de “infiltração da CIA (a agência norte-americana de inteligência) nas instituições do país”.
O post do blog afirma ainda que os documentos divulgados pelo Wikileaksde encontros regulares de Waack com o embaixador do EUA no Brasil e com autoridades do Departamento de Estado e da Embaixada de Israel “mostram que sua atuação atende a outro comando que não aquele instalado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro”.
(Correio do Brasil)

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Consulta pública da Anatel para internet sem fins lucrativos

Termina às 23h59 desta quinta o prazo para participar da consulta pública 52 da Anatel, que vai deliberar sobre a possível existência de provedores de internet sem fins lucrativos no Brasil. Veja como participar no site do Instituto Bem Estar Brasil (Ibeb) . Segundo o Ibeb, o Brasil será o primeiro país do mundo a ter este tipo de provedor, caso o modelo seja aprovado.

Planície Lamacenta atento:

Silêncio perigoso.                                   Texto de Douglas da Mata


Eu confesso que refleti muito antes de publicar esse texto. Hoje em dia, nessa cidade e região, e por que não dizer, nessa terra pequena de mundo parabolicamará, todo cuidado é sempre muito pouco.
Refiro-me a decisão da Justiça de SFI em apreender o material de informática de um blogueiro da região.
Primeiro: Não conheço o teor da ação que deu causa a decisão cautelar, portanto, pode ser que se trate de lide de outra natureza. Mas pelo que declarou o blogueiro, a medida judicial está entranhada em processo movido por conta de um comentário publicado em seu blog.
Se for assim, temos um precedente tão perigoso, quanto inútil, mas que se destina a atacar um dos pilares do Estado de Direito, a liberdade de expressão.
Sim, porque se há um conteúdo ofensivo, e que mereça a constrição judicial, ataque-se o ponto exato, e responsabilizem-se os autores na medida e proporção exata de sua culpa, ou é o caso de demolir um prédio para consertar um vazamento ou curto-circuito?
Invadir uma residência para tolher um cidadão de sua propriedade por um "crime de opinião" é mais ou menos como cortar a mão de uma criança que afanou um doce.
Lembrem que a ministra do STF no caso Daniel Dantas manteve o HD do banqueiro mafioso por anos inviolável, apenas porque ali poderiam estar dados invioláveis de pessoas alheias ao processo. Argumento duvidoso, mas que ganhou ares de verdade justíssima apenas pela condição do seu proponente.
E como ficará a intimidade do blogueiro, uma vez que todos seus arquivos pessoais foram junto com o teor da postagem e do comentário, que aliás, poderiam ser apagados ou removidos no provedor de conteúdo, ou pelo simples pedido do ofendido junto ao blogueiro?
Assim, o juiz de direito que exarou a decisão, ainda que formalmente e "juridicamente" (legalmente) convencido dos argumentos da parte ofendida, extrapolou todo o bom senso, que antes da técnica, é o que reveste (ou ao menos deveria) a luta pelo Direito.
De tão manipulado e distorcido, esse princípio constitucional corre o risco de cair na vala comum da banalização, e podemos todos sermos atingidos, sem nos dar conta.

Eu menciono a indiferença de jornalistas (de todos os credos e "coleiras), da maioria dos blogs e demais comentaristas e blogonautas.
A tentação de partidarizar a defesa, e deixar o blog de SFI à sua própria sorte, ou restrito a defesa dos seus pares, é grande.

Afinal, eles mesmos, pelo discurso de uns e de outros, adoram ameaçar os blogueiros com medidas semelhantes.

Não é o caso do blog constrangido, é verdade, que se caracteriza por uma defesa "mais equilibrada", digamos, dos seus interesses garotistas em SFI, ainda que também enverede pela falsa de pretensão da "imparcialidade inexistente.

Mas esse é o ponto intrincado e complicado da Democracia: Defender o inimigo de suas próprias iniqüidades, para resguardar todo um SISTEMA, que afinal, todos integramos.

Ou seja: A defesa da liberdade de expressão, e do blog de SFI, censurado e violado em seu material de trabalho por medida judicial, é um dever de todos que militam na blogosfera e acreditam nela como instância de comunicação social, independentemente de quem seja a vítima do autoritarismo judicial.

O nosso silêncio sobre esse tema é prova de que eles estão a conseguir o que pretendiam.

Há uma diferença entre medo e pânico. Medo é saudável, e ajuda a medir o risco. Pânico é covarde e paralisa os sentidos.

Não à censura em SFI, não à censura em qualquer lugar!

Comunidade científica é contra projeto que corta royalties


A expectativa é que o petróleo descoberto no pré-sal gere receitas de R$ 80 bilhões por ano em 2020
O Senado Federal aprovou, no dia 19 de outubro, um projeto de lei que propõe um novo modelo de distribuição das receitas geradas pelos campos de petróleo recentemente descobertos no país, mas o novo projeto não inclui a definição de royalties para a ciência, tecnologia, inovação e educação, que era prevista em modelos anteriores.
O tema foi destaque, na última segunda-feira, na seção de notícias da edição online da revista Nature. De acordo com a revista, a expectativa é que o petróleo descoberto no pré-sal gere receitas de R$ 80 bilhões por ano em 2020. O projeto de lei será votado na Câmara dos Deputados antes de ser sancionada pela presidente da república.
O diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, declarou àNature que a aprovação peo Senado foi um grande golpe para a ciência e para o financiamento de tecnologia no Brasil.
– Começa o desmantelamento de um sistema de financiamento que foi criado em 1998, que tem trazido excelentes resultados em ciência e tecnologia no Brasil –, afirmou Brito Cruz, segundo a revista.
No início de setembro, segundo a revista, uniram-se para a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) lançaram um abaixo assinado pedindo 7% dos royalties para o financiamento de ciência e 30% para a educação. Até agora, de acordo com a Nature, a petição já reuniu mais de 27 mil assinaturas. O objetivo é conseguir um milhão de adesões.
Helena Nader, presidente da SBPC, segundo a Nature, disse que foram justamente os investimentos em educação ciência e tecnologia realizados no passado que permitiram ao país descobrir o pré-sal. Ela escreveu aos congressistas pedindo à Câmara dos Deputados que “revertesse a falta de compromisso com o futuro da nação”.
– Investir em ciência e tecnologia é apostar no futuro do país. Quando o dinheiro do petróleo acabar, ficaremos com a renda que vem da educação, da ciência e da tecnologia, teria dito Nader à Nature.
(Agência Fapesp)