quarta-feira, 31 de março de 2010

Denúncia: descaso com escritor, sua obra e Gênio da Folha Seca

"Didi, o Gênio da Folha Seca" (por e-mail)

A literatura esportiva sempre foi o patinho feio da literatura brasileira. Não produzíamos nem dois livros por ano, apesar
de todas as glória de nosso futebol e alguns outros esportes. Atualmente as coisas estão mudando. No ano passado, 2009, o Brasil produziu e lançou cerca de 20 títulos - alguns bem ruinzinhos por sinal -. E desses lançamentos, o livro do Didi, escrito pelo Péris Ribeiro, foi o mais vendido. Isto com lançamentos apenas em São Paulo, capital e no Rio de Janeiro. A edição esgotou e em breve, teremos uma outra edição.
O livro também foi adotado pela Secretaria de Educação da Cidade do Rio e Janeiro e tema da prova final, para os alunos
a sétima série.
Enquando isso, em Campos, terra do Didi e do Perinho, não acontece nada: não houve ajuda, não houve interesse em
lançamento e nem adotado por nenhuma escola, oficial ou não. É o descaso e a não valorização de nossa cultura e de nossos ídolos.

Humberto (Moreira Rangel)

domingo, 28 de março de 2010

Nasce Planície Lamacenta, com Douglas da Mata.

O novo Blog Planície Lamacenta já estava incorporado a todos os seus leitores mesmo antes de existir, não sei o porquê desta sensação. Em o Núcleo, por ser um veículo dirigido, creio que o cronista, articulista, escriba, se limitava e engolia seco no seu estilo de escrever.
A blogosfera passará a ter uma nova fonte de provocações salutares e questionamentos fantástica, isto para os que sonham com uma Campos melhor e apreciam um debate saudável. Aos mama-tetas, a doçura do fel.

Mais um problema causado pelo desmatamento! (humor)


colaboração: andral e fifica

sábado, 27 de março de 2010

Exemplo: Apoiando a Hora do Planeta 2010, Flamengo irá tirar seu site oficial do ar

Hoje, das 20h30 às 21h30
Em apoio à Hora do Planeta, movimento que luta contra o aquecimento global, o Flamengo irá retirar do ar o seu site oficial das 20h30 até às 21h30 (horários de Brasília) deste sábado, horário em que será realizado o protesto.

Além disso, o Rubro-Negro irá confeccionar duas camisas personalizadas, que serão doadas para a instituição que comanda a ação do sábado. Existe ainda a possibilidade das luzes da sede do clube, na Gávea, serem apagadas, mas um evento de Jiu-Jitsu que está sendo realizado no local poderá atrapalhar os planos.

Os organizadores do movimento pedem que as luzes sejam apagadas por uma hora. A Hora do Planeta começou em 2007, em Sydney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades aderiram ao protesto. No ano passado, o Brasil entrou na lista de participantes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor e o Congresso Nacional, ficaram uma hora no escuro.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Em Manaus, PV estreita laços no Fórum Internacional de Sustentabilidade.

Começou nesta sexta-feira (26) o Fórum Internacional de Sustentabilidade, em Manaus. Empresários, cientistas, ambientalistas, artistas e políticos se reúnem para buscar um acordo que viabilize ações para a preservação e o desenvolvimento econômico da região amazônica. Entre as estrelas dos debates estão o ex-vice-presidente dos Estados Unidos e Prêmio Nobel da Paz de 2007, Al Gore, e o diretor James Cameron.

Fernando Guida, membro da Comissão Nacional e vice-presidente do Partido Verde no RJ com Al Gore.

Ex-Vice Presidente dos Estados Unidos, é uma das vozes mais influente no mundo em matéria de alterações climáticas. É um assessor para os líderes no Congresso e chefes de estado em todo o mundo, pois oferece uma perspectiva única sobre assuntos nacionais e internacionais.

Desde seus primeiros dias no Congresso nos Estados Unidos, há trinta anos, Al Gore tem sido o principal defensor do combate ao aquecimento global. Seus esforços pioneiros foram delineados em seu best-seller Terra em Balanço: Ecologia e o Espírito Humano (1992). Na administração do Presidente Bill Clinton, ele liderou os esforços para proteger o ambiente de uma forma que também fortalece a economia. Seu livro mais recente, A Nossa Escolha consiste em um plano para resolver a Crise Climática e reúne em um só lugar as soluções mais eficazes para resolver este problema.

Aqui, com Thomas Lovejoy, um dos maiores especialistas em Amazônia e Sustentabilidade do Mundo.

No primeiro dia do Fórum Internacional de Sustentabilidade, o pesquisador americano, Thomas Lovejoy, falou da importância da Amazônia no contexto internacional. O evento acontece no Tropical Hotel, em Manaus, e reúne representantes de empresas e dos governos federal e estadual.

Segundo Lovejoy, que é especialista em biodiversidade e florestas tropicais, a Amazônia produz metade da própria chuva e o desmatamento pode interferir nesse ciclo. O palestrante lembrou a maior seca da história do Amazonas, em 2005. Segundo pesquisador, o episódio foi uma prévia das consequências das mudanças climáticas.

O pesquisador ainda chamou a atenção para a rodovia Transoceânica. De acordo com ele, a iniciativa para a integração de infraestrutura da América do Sul pode trazer consequências insustentáveis.

- O impacto é pesado e sério. Há mineração ilegal de ouro na estrada da Amazônia não-brasileira. A iniciativa para construção da estrada foi concebida em nível presidencial, sem a participação da sociedade civil. – afirma.

Fugindo à regra: Menino de 14 anos e senhor de 61 estão entre os calouros da Uenf


UENF/ASCOM
Um acaba de sair da infância, outro já está aposentado. Juntos, os dois estão mostrando que a idade pode ser mero detalhe para quem gosta de estudar. Com apenas 14anos de idade, Bruno Barcelos Alves de Faria é o mais novo aluno do curso de

Licenciatura em Física, enquanto José Bittencourt Paes, de 61, é o aluno mais velho do curso de Ciências Sociais da Uenf. Nenhum dos dois, porém, se sente deslocado em meio aos jovens na faixa dos 20 anos de idade.

Para Bruno, chegar à Universidade foi uma verdadeira batalha. Não por falta de talento ou vontade, mas pela dificuldade de ter uma vida escolar normal. Considerado superdotado quando ainda estava na primeira infância, Bruno nunca conseguiu adaptar-se ao nível de ensino compatível com a sua idade. As trocas de escola eram frequentes, até quando sua mãe, Jorcinea Barcelos Alves, conseguiu fazer valer a Lei Federal 9.394, que permite a aceleração de séries às crianças com Q.I. acima da média.
- Depois de passar por inúmeras escolas, conseguimos que ele fizesse três séries (sexta, sétima e oitava) em apenas um ano, na escola Paulo VI. Cheguei a entrar na Justiça contra um colégio, porque ele não aceitava este sistema de aceleração do ensino, embora seja uma lei federal - conta Jorcinéa. A via crucis só terminou quando o Instituto Federal Fluminense (IFF) resolveu abraçar a causa de Bruno. Os três anos do ensino médio foram cursados na instituição.

Bruno conta que não precisou estudar para a prova do Enem, porque a matéria era 'muito fácil'. Nada absurdo para quem começou a ler sozinho aos quatro anos de idade e, aos cinco, já sabia contar até mil em inglês - mesma idade com que descobriu Einstein.

- Já naquela época decidi que queria ser físico como ele - afirma.

Casado e pai de uma psicóloga, José Bittencourt Paes trabalhava como técnico em eletrônica antes de se aposentar. Ciências Sociais é sua segunda graduação - a primeira foi na área de Engenharia Operacional. Ele conta que escolheu a Uenf por ser a Universidade mais próxima de sua residência, em Macaé (RJ), e que foi muito bem recebido 'pela galera'.

- Sempre gostei da área de Ciências Sociais, mas ainda não sei se vou seguir carreira nesta área. O futuro a Deus pertence. Só o que sei é que quero viver com saúde até uns 100 anos - diz José, que ficou 24 anos sem estudar e resolveu tentar o curso para 'exercitar a mente'

quinta-feira, 25 de março de 2010

Ainda sobre a bandalha da Álvaro Tâmega e o dever como cidadania


Primeiramente vale lembrar que comprir normas também é direito à cidadania!
Alguns poucos chateados com a postagem sobre a bandalha que se faz no final da rua Álvaro Tâmega com Formosa me mandaram e-mail discutindo o fato. Outros perderam tempo no Bar do Miguel tentando me convencer que era normal. Alegam que teriam de dar voltas a mais para chegar ao lado, fazer mais dois quarteirões...
Se se disciplinar não. Basta na rotatória (ou rotunda, como prefere uma amiga) em vez de se seguir para a infração, dobrar na, Rodrigues Peixoto, ter o prazer de dar uma olhada no Bar do Ovo, passar em frente ao Bar do Toninho (onde tem a quadra de futebol, ela dá para a Formosa e também para essa ruazinha que não sei o nome), sai direto na Formosa, em frente ao restaurante do Maroca (Estação alguma coisa...).

Aí sim, se estará fazendo o correto.

Se no Rio de Janeiro alguém errar uma agulha na Avenida Brasil, será que vai dar ré para recuperar o tempo/espaço? TENTA!!!

É por isso que brinco, quando falo que a carteira dos campistas deveriam ser liberadas depois do futuro motorista mostrar que sabe dirigir em estradas, tanto à noite quanto de dia, pois são duas situações completamente diferentes; além de ter que dirigir por 10 minutinhos no Rio. Principalmente sendo observadas as obrigações mais elementares, como respeitar as faixas, sinalizar corretamente, parar apenas em locais permitidos...Existe coisa (falta de educação) pior do que quem "chama" com a buzina. Tem dó!

Na verdade, o nosso trânsito é muitas das vezes embolado pelo abuso provinciano dos campistas, que parecem viver na pacatatice de há 20, 30 anos.
Afinal, não sou engenheiro de trânsito, a Emut que se apresente.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Feliz Aniversário!

Motivo melhor para ser feliz todos os dias?
Te amamos!
Tchinco in tchetchetchenco bátios!!!!!

terça-feira, 23 de março de 2010

Risco permanente para pedestres na Álvaro Tâmega com Formosa.

Em Campos, transformar em normal o proibido para se "facilitar" a vida é quase regra. Ruas e calçadas invadidas por camelôs, praças tomadas por quiosques, vias privatizadas pelas escolas de direção, a própria PMCG executando obras em horários impróprios, etc.

Uma das facilidades que põe em risco permanente os pedestres é a infração cometida diariamente por centenas de veículos no final da rua Álvaro Tâmega, na Pracinha do Sossego.

É um verdadeiro risco, principalmente para idosos e crianças, atravessar a Formosa. É que se insiste em dobrar à direita, ignorando-se a proibição destacada na sinalização horizontal (pintada no asfalto) pela Emut, além de não haver guardas municipais educando o trânsito naquele local.

Uma barreira física certamente resolveria o problema definitivamente.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Direitos da Água. No seu dia, vale uma reflexão.


Em 22 de março de 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o "Dia Mundial da Água", publicando um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água". Eis o texto que vale uma reflexão:

1.- A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.

2.- A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.

3.- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

4.- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

5.- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

6.- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

7.- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

8.- A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

9.- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

10.- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

domingo, 21 de março de 2010

Parece que a Pelinca/Tamandaré já tem um botequim.




Parece que agora a área (Tamandaré/Pracinha do Sossego) tem um botequim.

É que, cansado de estar engaiolado, resolvi descer e não estar nos mesmos lugares de sempre. Os mesmos papos de sempre, com as mesmas reservas de sempre, e com os já caros e enjoados tira-gostos de sempre... Mas e aí? Aonde ir? Sair...

Fui me deparar com o "novo" Botequim Silva, que na era do meu irmão Renan, de botequim só tinho nome apelativo, como outro bar de bairro que adotou "Botequim" na certidão de nascimento também como apelo, mas de boteco não tem nada.

Não tive dúvida, vou seguir e assistir ao Bota-Fla na Sacadura. Que de boteco tem uma cerveja geladona e muitas cachaças de qualidade.Mas não serve tira-gosto. Afinal, boteco sem tira-gosto não é boteco.
Ao passar pelo Silva uma muvuca diferente me chamou à atenção. resolvi parar e encontrei um véio garçom amigo que me falou das mudanças. Cerveja em garrafa ao preço do mais simples churrasquinho da área; dobradinha de chope (1 só, e apenas 1 "P" e R$3,50/unidade, levando dois); toda 3ª; rodízio de petiscos (moela, figuinho, quibinho, etc) a pouco mais de R$ 10,00; às sextas nosso irmão Rui Romão comandando o melhor da mpb (aos sábados, um Adrianao, vindo de Recife, que não conheço ainda). Promete! O preço 'tá legal e mantém o cardápio vip bem mais em conta.

Mas, na verdade? Pedi um copinho americano e a casa não tinha. A cachaça chega na 3ª. Vou lá conferir. É uma pena não abrir às segundas, mas...todo mundo é filho da...
Detalhe: Divide parede com o futuro Miguel's Pub History Bar!!!!!!!
Agora isto aqui vai ficar bom demais! Haja Isalvo Lima!

Asamblea de la Resistencia condena complicidad de Lula

Pois é...
E aí?!?!?!

sábado, 20 de março de 2010

No mundo: Denunciam campanha midiática contra Cuba

• O capítulo mexicano da Rede de Redes "Em defesa da humanidade" tornou público um apelo que, sob o título "Em defesa de Cuba", denuncia a intromissão do Parlamento Europeu (PE) nos assuntos internos da Ilha caribenha, por violar os princípios de não-intervenção da ONU e aderir assim "ao bloqueio criminoso ao qual foi submetido o povo cubano pelo simples fato de não aceitar imposições e defender seu direito de decidir seu destino com dignidade e independência".

Chefiados por Pablo González Casanova, Víctor Flores Olea e Ana Esther Ceceña, destacam-se também, Danny Glover, Frei Betto, Alfonso Sastre, Thiago de Melo, Ignacio Ramonet, Jorge Sanjinés, León Rozitchner, Víctor Heredia, Danny Rivera, Gianni Miná, Atilio Borón, Stella Calloni, Belén Gopegui, e muitos outros intelectuais e artistas. O texto convoca a que outros adiram através do site www.porcuba.org.

As adesões ao documento procederam da Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Itália, Jamaica, México, Nicarágua, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Suécia, Ucrânia, Uruguai e Venezuela.

Por sua parte, no Brasil, deputados do Grupo Parlamentar Brasil-Cuba e representantes de organizações sociais, juvenis e populares dessa nação sul-americana rejeitaram na quinta-feira, dia 18, a atual campanha midiática contra a Ilha caribenha.

Numa manifestação de solidariedade em frente da embaixada de Cuba em Brasília, a capital, os participantes portaram bandeiras cubanas, cartazes em favor da libertação dos Cinco antiterroristas do país antilhano, presos injustamente nos Estados Unidos, e do fim do bloqueio econômico que Washington mantém sobre Cuba.

Mediante alto-falantes, oradores expressaram seu respaldo à Revolução e denunciaram a atual campanha midiática contra a nação caribenha após a morte por greve de fome de um convicto por delitos comuns, um fato que foi manipulado pelos inimigos de Havana.

A presidenta do Grupo, deputada Vanessa Grazziotin, junto à deputada Jó Moraes, entregou à embaixada da maior das Antilhas uma moção de apoio e solidariedade com esse país assinada por dezenas de legisladores brasileiros.

A Associação de Cubanos Residentes no Uruguai mostrou particular indignação e repúdio, diante da falaz campanha midiática lançada pela mídia espúria, e em especial denunciou a intromissão insultante do PE nos assuntos internos da nação cubana. "Sabemos com quanto ódio mentem diariamente sobre Cuba".

Na Espanha, a Coordenadoria Estatal de Solidariedade a Cuba (CESC) condenou a cumplicidade da União Europeia (UE) com a política agressiva aplicada por sucessivos governos dos Estados Unidos contra a Ilha.

Num extenso manifesto difundido nesta capital, a CESC fustiga a recente resolução aprovada pelo Parlamento Europeu (PE), que pretende sentar Cuba no banco dos réus por supostas violações dos direitos humanos.

Em Lisboa, a Associação Portuguesa José Martí (APJM) ratificou sua solidariedade a Havana face à campanha midiática desatada na Europa contra a nação caribenha.

Por outro lado, dezenas de ativistas do movimento de solidariedade com Cuba na Alemanha mobilizaram-se em protesto contra a ação anticubana.

"Para nós foi muito importante demonstrar a esses lacaios pagos, que independentemente de resoluções do PE e das manipulações da mídia, Cuba não está sozinha", disse Justo Cruz, da organização de solidariedade Cuba Sim. (PL) •

quinta-feira, 18 de março de 2010

Arte por arte. Cultura por $. Tudo é muito parecido.

Recebi este e-mail e me surpreendi. Pareço acordar e reviver aos poucos um sonho.
Ainda bem que em Campos a cultura está bombando e não precisamos mais de iniciativas como esta.

Vejam como a idéia nos é bem familiar:

PROJETO NADABARRA IN GUARULHOS
Quinta-feira, 18 de Março de 2010 15:47:48De: BANDA KAMACAN NIVALDO DÁVILLA Adicionar a contatos
Para: radiocultura@campos.rj.gov.br; Rádio Cultura ; quissama@quissama.rj.gov.br; programacao@radiocultura.com.br; profheliocoelho@ibest.com.br; Ponto Final (Folha da Manhã) ; pmsfi@ig.com.br... mais


--------------------------------------------------------------------------------


AMIGOS ARTISTAS E SIMPATIZANTES DAS ARTES EM GERAL

Estamos montando e criando o PROJETO NADABARRA IN GUARULHOS, que visa juntar, agregar, misturar, fazer um chamamento a todos os ARTISTAS e pessoas ENVOLVIDAS com as artes na Cidade, para que nós possamos UNIDOS transformar a arte e cultura alternativa como verdade.

Temos que deixar de ser brinquedos...

VAMOS DEIXAR DE BRINCAR DE MENTIRAS E FAZER A ARTE ACONTECER VERDADEIRAMENTE NA CIDADE ATRAVÉS DAS MÃOS DOS ARTISTAS E DE PARCEIROS DA INICIATIVA PRIVADA...

Podemos até ficar órfãos de cultura, mas continuamos vivos. Não dependemos de nada, a não ser de nós mesmos. Toque a sua arte assim como você toca a sua vida com muita seriedade e determinação.




O PROJETO NADABARRA IN GUARULHOS vai ter como sede o BAR DO LELLO na Rua Pedro Velho - Próximo da Rua Olivança - Próximo do Nagumo da Nova Cidade. Contatos: 8295:8212 - 2484:8388 - 9676:8785

Vamos fazer um encontro dos alternativos que acreditam no DEUS MUDANÇA.

O BAR DO LELLO oferecerá um espaço bem simplório para música alternativa, ensaios, aulas e cursos alternativos diversos de segunda a sexta em VÁRIOS HORÁRIOS.

Se você precisa de um espaço pra ENSINAR, LECIONAR e MOSTRAR a sua arte apareça pra esse encontro. Vamos nos agregar.

VAMOS COMEMORAR E CELEBRAR AQUILO QUE NADABARRA: a nossa arte

Esperamos você no BAR DO LELLO nesta sexta-feira 20 horas no encontro do Projeto NADABARRA IN GUARULHOS...

É UMA CONFRATERNIZAÇÃO PARA CRIARMOS NOSSO PROJETO

ARRIBA

Aos poucos, a vida vai ficando mais áspera...



Venho dum encontro com o véio mestre de pureza d'alma, professor e grande persona Luiz César Luzitano, que me informa sobre o estado de saúde do Matoso. Ele passou por um avc.

Exemplo de todos nós acerca de vida saudável.

Estamos torcendo por vc!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Marina, boa surpresa.

(Editorial da Folha de S. Paulo)
O COORDENADOR da pré-candidatura de Marina Silva (PV) à Presidência, Alfredo Sirkis, lançou mão de uma fórmula astuciosa para indicar o lugar da senadora no espectro ideológico: ela não se encontraria nem à esquerda, nem à direita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva -mas à frente.

A ideia de uma opção eleitoral “pós-Lula”, que resiste à desgastada e por vezes enganosa oposição entre petistas e tucanos, é uma estratégia pertinente.

Ajusta-se, antes de tudo, à marca da candidatura, que prescreve novas relações entre economia e ambiente – algo difícil de ser enquadrado nos surrados rótulos esquerda e direita. A pauta ambiental, aliás, desperta com frequência rejeições das duas alas, embora tenha-se tornado eleitoralmente vantajoso posar de defensor da natureza.

Essa ambiguidade é nítida na súbita “conversão” ao discurso contra o efeito estufa da ministra Dilma Rousseff -a “mãe” do desenvolvimentismo estatal. De maneira análoga, na oposição é comum a transigência com agressões ao ambiente, embora o governador José Serra também tenha anunciado metas de redução de emissões em São Paulo.

Mas se a presença de Marina cobra dos adversários mais atenção com a temática ecológica, sua candidatura, em sentido contrário, vê-se instada a apresentar propostas consistentes em outras áreas. É o que tem feito -e até aqui de modo mais claro do que os rivais. A entrevista com o possível vice da chapa, o empresário Guilherme Leal, que a Folha traz hoje, é prova disso.

Sabe-se que a candidata dará ênfase à educação; que defenderá uma concepção moderna de Estado, mais leve e eficiente; que será favorável à racionalização tributária; que preservará a autonomia do Banco Central; e que manterá o Bolsa Família.

Para quem imaginava uma postulação confinada a clichês verdes, Marina Silva vai-se revelando uma boa surpresa.

terça-feira, 16 de março de 2010

PV se organiza para defender o RJ, amanhã,no RIo

Reage Rio!

Royalties do Petróleo: PV na defesa dos fluminenses!

"Uma das tarefas mais importantes em torno dos royalties do petróleo é impedir que o Rio seja prejudicado". (Fernando Gabeira)

O Partido Verde do Rio de Janeiro estará presente na manifestação “Contra a Covardia. Na defesa do Rio" que acontecerá nesta quarta-feira, 17 de março, na Candelária, Centro do Rio.

Os verdes irão se concentrar na esquina da Rua Bueno Aires com Avenida Rio Branco no horário das 16h30min. A participação do PV contará com a participação do Deputado Federal Fernando Gabeira, do presidente estadual PVRJ e Vereador Alfredo Sirkis, da Vereadora Aspásia Camargo, do Vereador Paulo Messina e de lideranças verdes de vários municípios do estado do Rio.

Em entrevista, O Globo, 12/03, Gabeira (PV-RJ) defendeu a manutenção da atual distribuição dos royalties do petróleo para o Rio de Janeiro na produção futura da camada do pré-sal.

- O Rio vem perdendo muito. Esta emenda é um golpe enorme para o estado. É injusta e não leva em conta os enormes impactos que o petróleo tem no estado produtor - disse Gabeira.

O parlamentar criticou ainda o governo do Rio de Janeiro por ter acreditado demais no governo federal e destacou suas preocupações com o efeito que a emenda Ibsen pode ter sobre os negócios realizados no estado.

- Não se pode investir sobre contratos já feitos. A mudança vai gerar uma insegurança jurídica para as empresas - disse.

De acordo com o parlamentar, em função do impacto da produção do petróleo, o estado do Rio de Janeiro precisa dos atuais recursos para fazer frente a demandas de segurança, infra-estrutura e ambientais que surgem, em especial nas cidades médias, como Macaé.


(gab. ver. Messina)

segunda-feira, 15 de março de 2010

Suspeito de matar Glauco confessou crime em depoimento, diz PF


(Bom Dia Brasil e G1)
O estudante Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, de 24 anos, preso no fim da noite de domingo (14) em Foz do Iguaçu, no Paraná, por suspeita de matar o cartunista Glauco Vilas Boas e seu filho Raoni, confessou o crime em depoimento à Polícia Federal. De acordo com o delegado Josiel Iegas, ele também confessou sua intenção de fugir para o Paraguai. O estudante foi preso quando tentava atravessar a Ponte da Amizade, fronteira entre o Brasil e o Paraguai.
“Ele deu alguns detalhes do crime e confessou ter sido responsável por matar o cartunista Glauco e confessou sua intenção em fugir para o Paraguai”, explicou o delegado. Segundo ele, o jovem admitiu que a arma encontrada com ele foi a usada no crime.

A transferência de Carlos Eduardo, também conhecido como Cadu, não deve ser imediata. “Ele vai responder por tentativa de homicídio aqui, e permanece há disposição da Justiça Federal. Aguardamos uma decisão judicial para saber se ele fica no Paraná ou será transferido para São Paulo”, explicou o delegado.

Foto: Reprodução/TV Globo Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, 24 anos, teria confessado à Polícia Federal ter matado o cartunista Glauco e o filho Raoni. (Foto: Reprodução/TV Globo)Antes da transferência para São Paulo, o estudante pode ser levado para a Cadeia Pública de Foz do Iguaçu ou para o Presídio Federal de Catanduvas.
Segundo a PF, Cadu tentava deixar sozinho o país em um carro roubado em São Paulo. Policiais rodoviários em um posto da rodovia PR 227 anotaram as placas do carro e descobriram que era roubado.



Uma perseguição foi iniciada. Ao receber ordem para parar, Cadu teria reagido e atirado nos policiais. Segundo a polícia, ele atirou seis vezes. Ao passa pelo posto da Alfândega brasileira, ele voltou a atirar, acertando um agente federal no braço – o policial não corre risco de morrer. O estudante foi preso no meio da ponte.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Uenf tem banco de preservativos para estudantes e comunidade

ascom/uenf -foto felipe moussallen
Em parceria com o Programa Municipal DST/Aids, a Uenf disponibiliza para seus alunos o Banco de Preservativos, que funciona no térreo do prédio do CCH (Centro de Ciências do Homem). Mensalmente o banco distribui 2.044 preservativos masculinos e femininos, os quais podem ser obtidos gratuitamente pelos alunos. Para isso basta fazer o cadastro no Serviço Social/CCH da Universidade. A cota mensal é de 16 preservativos por aluno.

Criado em 2006, o banco possui atualmente 500 alunos cadastrados e recebe uma cota extra de preservativos destinada às comunidades do Matadouro e Três Vendas, com as quais o Serviço Social/CCH desenvolve projetos de extensão. A proposta, segundo a assistente social da Uenf Maria Helena Barros, é promover entre os jovens o hábito de usar camisinha em todas as relações sexuais e alertá-los para a importância da prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis.

- Geralmente o jovem usa o preservativo nas primeiras relações sexuais, mas quando se aprofunda no relacionamento abandona essa prática, usando métodos que só previnem a gravidez - diz Maria Helena.

Recentemente uma pesquisa realizada com 200 alunos da Uenf para subsidiar a monografia de uma aluna do curso de bacharelado em Ciências Biológicas constatou que o comportamento sexual dos jovens é arriscado. Mesmo com bom nível de esclarecimento sobre o assunto, muitos se aventuram em relações sexuais desprotegidas. Leia a matéria na íntegra aqui.


- O quantitativo de jovens que procura o banco ainda é tímido, se comparado ao número de alunos que estuda na universidade. É importante considerar os diversos fatores que influenciam na prática do uso do preservativo, como a religião, o discurso da confiança, gênero, cultura, escolaridade. Os homens são maioria na iniciativa de pegar os preservativos - afirma a assistente social.

Para ela, há ainda uma banalização da AIDS. Isto porque hoje o tratamento - quando existe adesão - consegue prolongar a vida do paciente. Maria Helena observa que muitos jovens vivem em situação de vulnerabilidade, mas ainda assim praticam sexo desprotegido, colocando em risco a própria vida, bem como daqueles com os quais se relacionam.

Aids aumenta entre as mulheres


Dados do CTA de Campos (Centro de Testagem e Aconselhamento) comprovam que, dos exames feitos em 18.940 pessoas, no período de 2006 a novembro de 2008, 84% eram mulheres e apenas 16% eram homens. A maioria dos resultados de HIV positivo também foi do sexo feminino (1,90%), contra 1,57% do sexo masculino, corroborando a tendência ao longo dos anos da feminilização da doença.

Outro dado alarmante é a disseminação da doença entre os idosos. No Brasil, dentre os mais de 500 mil casos notificados, cerca de 15 mil atingem a terceira idade. Em Campos, ainda de acordo com dados do CTA, os exames de HIV atestam um total de 326 idosos soropositivos, sendo 160 do sexo masculino e 162 do feminino.

Além da distribuição de camisinhas, o banco de preservativos da Uenf distribui folhetos educativos, folders, cartilhas sobre as DST e HIV/AIDS, e faz demonstração do uso correto, tomando como base as próteses dos aparelhos genitais masculinos e femininos, para aqueles que ainda não sabem utilizar corretamente a camisinha.

Uma nova ação do projeto, implantada desde 2009, com a infraestrutura adquirida pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) (tenda, sombreiro, cadeiras),é o DST Itinerante, que irá ao encontro do aluno e funcionários, permitindo-lhes o acesso mais fácil ao preservativo. De acordo com o cronograma de visitas, serão beneficiados todos os Centros da Universidade, fazendas (Colégio Agrícola, Itaocara) e Lenep, incluindo as comunidades do Matadouro e Três Vendas.

Maria Helena lembra ainda que o teste de HIV é gratuito e realizado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Programa Municipal DST/AIDS/ Hepatites Virais, que fica situado na rua Conselheiro Otaviano, 241. Antes de fazer o teste é preciso assistir uma palestra ministrada no próprio local. Além do teste de anti-HIV são realizados também testes para hepatite.

Vale do Paraíba fecha ciclo dos vales. (humor)


segunda-feira, 8 de março de 2010

Se, depois de tanta declaraçãode amor à Campos , como: " minha cidade, meu amor", a senhora ainda honra o que fala, pede afastamento do cargo e, assim, sim, honre os campistas. Por muito menos exigiram atitudes como esta. Vcs nos envergonham!!!!!
E o ex-desgovernador... Por que não brada que não formará palanque para a ministra Dilma se não garantirem os $$$$ do petróleo?

NOVAMENTE: Os campistas estão com vergonha!

Lutar pra quê?!?!?!?

A gente sabe muito bem!!!!!

Assumam as frases de efeito e imediatamente saiam para não continuarem envergonhando os campistas!!!!

A palavra é: VERGONHA de vcs!!!!!!!!

domingo, 7 de março de 2010

PV do Rio se reúne, traça metas e recebe a senadora Marina Silva.

Marina e Gabeira




Aspásia, Pesão e Marina Silva





Reunião da executiva RJ-em primeiro plano, Nena, Aspásia, Joca, Willy e Carla Piranda



Durante toda a semana, o Partido Verde do Rio de Janeiro se empenhou no que chamamos de "concentração para o front". Sucessivas reuniões setoriais onde estratégias e metas foram tratadas para a campanha e preparativos para a grande convenção. Com a participação de todos os representantes das coordenadorias estaduais, o tom de trabalho e empenho que a executiva imprime estimula os verdes de todos os municípios a se concentrarem na luta que promete ser um novo marco para história do partido.



Com uma coligação extremamente viável e lúcida para enfrentar adversários que já puseram seus esquemas em funcionamento, o PV parte para a disputa nas próximas eleições no estado com uma chapa que dificilmente será superada em adjetivos positivos, tanto individualmente como em seu conjunto



A sede da executiva no Rio de Janeiro, além da grande movimentação dos verdes, é hoje um dos pontos mais procurados pelos cariocas que querem participar ativamente da campanha de Gabeira ao Governo do Estado. O difícil, e até às vezes engraçado, é lidar com os que não entendem o rigor da legislação e protestam contra a ausência de material dos candidatos nas ruas.


Ontem, a semana foi encerrada com centenas de verdes e convidados que compareceram ao centro do Rio para um encontro com a senadora Marina Silva e com o deputado Fernando Gabeira. Sentada à mesa entre o presidente regional do partido, vereador Alfredo Sirkis, e o deputado Gabeira, uma imagem serena, miúda e simples acompanhava todos os movimentos. Cheguei a descer para assistir às imagens nos monitores espalhados pelos vários ambientes do hotel São Francisco para tentar analisar com os companheiros de mídia o tipo de mensagem que aquela cena poderia passar para os futuros espectadores. Era o exato momento em que a senadora Marina Silva começava a falar. De repente, não havia mais uma pessoa franzina nem de aparência "mignon", mas uma mestra na capacidade de passar os principais problemas nacionais e apresentar grandes soluções. Uma Marina que crescia a cada tema e inflamava uma platéia que sorvia mais do que conhecimento de quem mereceu o título de uma das mais influentes personalidades do planeta. A convicção, conhecimento de causa, exatidão e honestidade com que fala emociona e faz cair por terra a preocupação de sua imagem física - tecnicamente falando.



Ela é uma explosão que vai fazer o brasileiro repensar o amanhã para o nosso Brasil.



A nossa coodenadoria regional norte se fez presente e Campos se destacou participando das atividades. Entre muitos campistas, destaco a fundamental e prestigiada presença do veterano Waltinho Silva, até hoje tratado carinhosamene como "prefeito" pelos verdes do estado, por ter emprestado o seu vigor e idoneidade na disputa heróica à Prefeitura de Campos, num momento importante para o partido. Fato lembrado na reunião da executiva da sexta-feira, servindo de exemplo ímpar para os demais pré-candidatos às proximas eleições.



No encontro com a senadora, os campistas, Pesão e Andral Tavares, ambos pré-candidatos do partido à Câmara e Assembleia Legislativa, circulavam com desenvoltura. Foram concorridos os cumprimentos a ambos, além de serem permanentemente convidados a visitarem diversos municípios do estado.


Enfim...trabalho, muito trabalho que nos espera. Que tenhamos saúde e paz para o embate que promete.



O Globo de hoje noticia:


Em evento do PV no Rio, senadora Marina Silva afirma que existe 'um certo extrapolar' nas inaugurações do presidente Lula
Publicada em 06/03/2010 às 23h03m
Cássio Bruno


RIO - Um dia depois de lançar sua pré-campanha à Presidência da República, a senadora Marina Silva (PV-AC) oficializou ontem, durante um evento do partido no Rio, a pré-candidatura do deputado federal Fernando Gabeira ao governo do estado. Foi o primeiro dia em que o parlamentar participou da extensa agenda de Marina no estado, iniciada quinta-feira. Após o encontro, a senadora criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vai inaugurar amanhã obras na favela da Rocinha e visitará o Complexo Petroquímico de Itaboraí.

Serra visita Festa da Uva, no Rio Grande do Sul
- Acho que há um certo extrapolar entre a função pública de inaugurar e o candidato que está concorrendo a uma disputa eleitoral. É preciso ter respeito pela legislação - afirmou Marina Silva, referindo-se à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, também pré-candidata à Presidência.

Em clima de convenção, Marina apresentou Gabeira como "o futuro governador do Rio". A senadora lembrou quando era filiada ao PT e declarou apoio ao deputado, em 2008, para a sua campanha para prefeito.

Marina afirmou, no entanto, que não fará desta campanha um "armagedon eleitoral":

- O eleitor pode desintoxicar os políticos. Não vale tudo para chegar ao poder. Mas se estão pensando que a nossa campanha será samba de uma nota só, é porque eles não conhecem a nossa sinfonia.

Parlamentar ataca Sérgio Cabral
Em seu discurso, Gabeira atacou seu adversário, o governador Sérgio Cabral (PMDB). O deputado lembrou das recentes enchentes no estado e das mortes provocadas por deslizamentos de terra em Angra dos Reis.

- Ele assinou um decreto permitindo novas construções em áreas de proteção ambiental - disse o deputado.

O parlamentar criticou ainda as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs):

- Se for contar o número de pessoas (policiais) que deverão ocupar todos morros do Rio, seria preciso contratar o exército chinês. Por isso, temos de pensar um pouco mais sobre o assunto.

A assessoria do governador informou que ele não iria comentar as críticas.

Ontem, o PV reuniu 150 pré-candidatos a deputado estadual e federal, além de dirigentes. Na noite anterior, num encontro da executiva, o tema foi o ex-prefeito Cesar Maia (DEM), pré-candidato ao Senado. Os verdes ainda resistem ao democrata na coligação PV/PSDB/DEM/PPS.

- Estamos com medo dos adversários usarem os problemas dele (Cesar Maia) com a Cidade da Música na eleição e, com isso, prejudicar o Gabeira. Faremos um consulta jurídica para saber se podemos ter coligações separadas para o Senado - disse um dirigente.

quinta-feira, 4 de março de 2010

MPB e nós, de luto com a morte de Jonhnny Alf.

Uma música sugerida pelo grande estudioso da nossa música, o jornalista Chico de Aguiar, que, coincidentemente, soube da notícia quando assistíamos a um especial na Globo News em minha casa.
Fica mais uma sensação de esvaziamento a cada vez que viajam mestres que participaram dos primeiros momentos da nossa Bossa Nova - acalanto maior dos meus dias.

Elis Regina - Ilusão à toa

Rosinha dá uma de Hebe Camargo no Show do "Não tirem a teta daqui"

A prefeita de Campos e presidente da Ompetro deveria se colocar mais atenta à "liturgia dos cargos".
Tudo bem que ela dependa dos recursos para...
...mas tirar a oportunidade dos profissionais de comunicação e mestres de cerimônias, já é sacanagem!
Mas, afinal, ela é inteligente: assim mantém o foco em si e inibe eventuais discursos mais críticos.

Tá chegando! A felicidade de quem esperou, a justiça está presente!!!

Realmente as forças de proteção ($$$$$)são fortes, mas não resistirão à forçada ética e da vontade de acertar de poucos. Cheguei, como tantos a achar que a flecha tinha apenas uma direção!

-"JUSTIÇA é justiça, nenhum de nós engambela um ou outro. Sou bicho macho!"
Estou levando fé!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Marina Silva se reúne com os verdes fluminenses, neste sábado.

A senadora Marina Silva chega ao Rio neste sábado, às 14h30, (em local a ser definido), onde participa de reunião com a Executva Regional, coordenadores de pré-campanha de cada pré-candidato e respectivos postulantes.
Uma boa oportunidade para conhecer e aprofundar alguns pensamentos da ex-ministra e promover uma aproximação estratégica para o período de campanha.
Para Roberto Rocco, que coordena as pré-candidaturas, "a agenda de Marina está, felizmente, muito concorrida e repleta de compromissos muito importantes para os destinos de nossas campanhas (imprensa, empresários, políticos etc), o que nos leva a promover permanentes ajustes até que esteja completamente de acordo com as necessidades e cuidados que nossa futura presidente merece!", revela, entusiasmado.

terça-feira, 2 de março de 2010

A felicidade de quem esperou a justiça está presente!!!

"Mais vale o silenciar profundo
Do que o cascatear de palavras insonoras!"
(ricardo muylaert)
O que foi-me dito há pouco, faz cair por terra este pensamento. Realmente as forças de proteção ($$$$$)são fortes, mas não resistirão à forçada ética e da vontade de acertar de poucos. Cheguei, como tantos a achar que a flecha tinha apenas uma direção!
"JUSTIÇA é justiça, nenhum de nós engambela um ou outro. Sou bicho macho!"
Quero crer e aguardamos!!!!
Com todo o meu jocanismo: Honra a calça que veste ou explico melhor!!!!!!!!!!!
Com respeito....

segunda-feira, 1 de março de 2010

"Rosa Maria" (?) prevê bomba na política do RJ...

Cara Rosa Maria (?),

Quando fui publicar sua postagem, já havia lido no Blog Palavras Acessas, da Graciete Santana.
Vale passar por lá e...
...esperar.
Valeu a atenção e a visita.