domingo, 31 de janeiro de 2010

Uma dinastia de 23 anos X Um Novo Nome. (1)

No final dos 80, surge um projeto eleitoral em Campos que apelidam de (Projeto) Muda Campos. Bastante inteligente e que aglutinava nomes de todos os naipes. Cada um com a sua contribuição nas mais diversas áreas (não creio que o idealizador, à época, tivesse conhecimento da classificação de Platão acerca das personalidades. Ouro, prata e bronze). Pois, até hoje, a maioria se orgulha de ter participado daquilo... (principalmente quando o chefe está no poder). Todos foram usados, e bem usados. Pela grande capacidade de muitos que o escreveram, o programa realmente poderia ter sido bom para Campos, não fosse apenas uma peça publicitária.
Bem, no que resultou?


Vamos lá:
Zezé Barbosa é derrotado com Jorge Renato. Assume Garotinho (vice-prefeito (vp):Adilson Sarmet-PT 1989), que elege Sérgio Mendes (vp:Amaro Gimenes-PL), vítima estratégica do próprio Garotinho (vp:Arnaldo PDT), que retorna , sai pra ser governador, e reelege Arnaldo (vp:Pudim) . O patrono repete com este o mesmo rompimento que se deu com o Sérgio e lança Pudim, que é derrotado por Campista (vp:Toninho Viana), candidato de Arnaldo. Campista cassado.
Um novo embate entre Garotinho e Arnaldo. O primeiro repete Pudim e o segundo Mocaiber (vp: Roberto Henriques PDT), que vence. Arnaldo tenta voltar, mas desta vez é derrotado por Garotinho, que vence com sua esposa, a D. Rosângela (vp: Chicão:Partido da Família 2009/2012).

Percebam:

- Os personagens são intrínsecos.

- Até agora, a dinastia que chegou para terminar com a “oligarquia dos coronéis” já garante 23 anos de trono.

- Nas diversidades, contou com quase todos os matizes partidários. Algumas agremiações integravam as equipes para elaboração de projetos de ações governamentais (Planos de Governo meramente eleitoreiros). E comumente eram depois alijados. Quando não muito, recebiam a pasta e eram forçados a “pedir pra sair”, pois não conseguiam pôr em prática suas metas. Outros não eram nem convidados, pois seus membros “não tinham intimidade com o poder”.

- Este é o resumo do resumo da chegada da dinastia ao poder. Mas como manter-se aí este tempão? Haja vista as amizades fetais, rompimentos bélicos, brigas e ajustes jurídicos, conciliações e reconciliações inimagináveis. Hollywood é pinto! Royalties altos!

- Estruturalmente, quais as mudanças coletivas palpáveis? E as mudanças individuais?

- Por que os que tentaram lhes fazer frente não alcançaram sucesso?

- Etc, etc, etc...
(fragmentos de um encontro)

sábado, 30 de janeiro de 2010

Um filme...

Nada é impossível de mudar

Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar.
bertold brecht



quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Uenf: 238 vagas através do Enem - Inscrições de 29/01 a 03/02

*Vestibular Específico: Inscrições de 29/01 a 03/02 *

Começa nesta sexta-feira, 29/01, e vai até a próxima quarta-feira, 03/02, a primeira etapa de inscrição on-line no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do MEC para as vagas oferecidas pela Uenf, universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia que adotaram a nota do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) como fase única do processo seletivo.

Sete dos 15 cursos presenciais de graduação da Uenf integram o SiSU: Agronomia, Zootecnia e Licenciaturas em Biologia, Física, Matemática, Pedagogia e Química. Os candidatos já podem consultar no site do Enem ( http://sistemasenem2.inep.gov.br/Enem2009/ )o resultado do Exame, realizado em 05 e 06/12. Os aprovados deverão se inscrever das 6h do dia 29/01 até as 23h59 do dia 03/02 no portal do SiSU
(http://sisu.mec.gov.br/ ).

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o sistema (campo "Acesse o Sistema de Seleção Unificada", no alto da página principal) e informar seu número de inscrição e a senha cadastrada no Enem 2009. Após estas informações, o sistema solicitará que o candidato crie uma nova senha, específica para o SiSU. O sistema também solicitará que o candidato informe um e-mail válido. Muita atenção ao cadastrar o e-mail, pois somente por meio dele o estudante poderá, caso necessite, recuperar sua senha do SiSU. Mais informações podem ser obtidas no portal do SiSU.

A Uenf disponibilizará acesso gratuito à internet para os candidatos que não têm acesso à rede. O atendimento será na sala da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), nos dias úteis do período de inscrição, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O resultado da primeira etapa será divulgado em 05/02 e as matrículas deverão ser feitas de 08/02 a 12/02. A segunda etapa de inscrições será realizada de 15/02 a 20/02 e a etapa suplementar, de 01/03 a 03/03.

A cada etapa, o candidato deverá optar pelo curso e instituição onde deseja concorrer. O sistema irá selecionar automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso, de acordo com as respectivas notas, número de vagas disponíveis e número de inscritos. As vagas não ocupadas serão disponibilizadas na etapa seguinte.

A Uenf está disponibilizando 238 vagas, distribuídas da seguinte forma: Biologia (40 vagas), Agronomia (50), Zootecnia (28), Química (30), Matemática (30), Física (30) e Pedagogia (30).

Mais informações em http://www.uenf.br/
fonte:ascom/uenf

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Fernando Gabeira assume a candidatura ao governo e acirra a corrida sucessória

Com avanços importantes nas áreas de segurança e finanças públicas, o governador Sérgio Cabral parecia se encaminhar tranquilamente para a reeleição. Líder nas pesquisas, o político do PMDB segue à frente de seu maior rival, Anthony Garotinho, do PR, mal avaliado nas administrações que comandou. Continua favorito, mas o quadro sofreu uma mudança na semana passada com o anúncio de que o deputado federal Fernando Gabeira, do PV, vai concorrer ao governo do estado.
Praticamente confirmado como candidato ao Senado, Gabeira – de forma surpreendente – voltou atrás e confirmou que sua ambição é mesmo se instalar no Palácio Guanabara. Não chega a ser um sonho despropositado. Levantamento realizado em dezembro pelo instituto Datafolha (portanto, antes da decisão) mostrava que, caso decidisse se lançar, ele teria de saída 17% dos votos, um porcentual respeitável. Na enquete, Cabral mantinha a liderança com 38% e Garotinho estava em segundo, com 24%. Como o total de indecisos é alto, pois um em cada cinco eleitores não se definiu, pode-se concluir que o cenário está em aberto. "Eu vou derrotar o governador", disse Gabeira a VEJA RIO. "Não vou entrar apenas para repartir votos ou fazer figuração."

Essa confiança se baseia em seu excepcional desempenho durante a campanha à prefeitura do Rio, em 2008. Na ocasião, Gabeira protagonizou uma das maiores arrancadas do país, começando com meros 3% de apoio e chegando a 49%, apenas 55 000 votos atrás do atual prefeito, Eduardo Paes, do PMDB, para quem perdeu no segundo turno. Sua força concentrou-se na Zona Sul, onde atingiu o espetacular índice de 75% de votação. Dali, um forte reduto de formadores de opinião, ele espera expandir seu eleitorado para outras regiões do município e para o resto do estado. No pleito anterior, ele conseguiu alargar esse círculo para além do esperado, angariando adesões em bairros da Zona Norte, como Tijuca (64% do eleitorado) e Méier (55%). "Antes diziam que eu não cruzaria o túnel. Agora dizem que eu não atravessarei a ponte. É o que vamos ver", provoca, referindo-se à Ponte Rio-Niterói. O desafio de Gabeira é, em certa medida, semelhante ao de Sérgio Cabral – e por essa razão sua entrada na corrida pode prejudicar diretamente o governador. A dupla tem boa penetração na capital, que concentra cerca de 40% do universo eleitoral, e menor fôlego no interior. Em situação oposta está Garotinho, que sofre rejeição na cidade do Rio de Janeiro mas desfruta sólido apoio no norte do estado.

Conhecido pela maneira atípica de fazer política, pela defesa de teses polêmicas como a legalização da maconha e por um passado de militante radical da esquerda – foi um dos sequestradores, em 1969, do embaixador americano Charles El-brick –, o deputado do PV inicia a campanha com pelo menos uma característica incomum. Ele poderá receber em seu palanque dois presidenciáveis: o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e a senadora Marina Silva (PV). Até agora, eles estão se entendendo. Em uma reunião realizada entre os dois partidos na segunda-feira (18), ficou decidido que o vice na chapa será um tucano. "Ambos vão participar, aparecer nos programas de TV, mas eu vou dedicar um espaço privilegiado à Marina", diz Gabeira. Embora ainda falte mais de oito meses para as eleições, a briga promete.

www.vejario.com - Sabrina Wurm.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

S.Gonçalo assina convênio para conservação, recuperação e proteção de APA Engenho Pequeno

A prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Meio Ambiente, e o Instituto Iguaçu de Pesquisa e Preservação Ambiental – IIPPA, convida para a assinatura do convênio de cooperação para a conservação, recuperação e proteção da APA do Engenho Pequeno e o desenvolvimento de projetos ambientais nas escolas da rede pública da cidade e, também do Centro de Educação Ambiental, no bairro Porto do Rosa. A cerimônia acontecerá nesta quinta-feira (28.01), às 17h, na Secretaria de Meio Ambiente de São Gonçalo, no prédio do Centro Cultural Joaquim Lavoura.

De acordo com o convênio, a SEMA-SG vai coordenar as ações ambientais, desde a educação ambiental até o controle jurídico ambiental, bem como todas as atividades de licenciamento ambiental e dentre as suas atribuições destaca-se a execução direta e indireta da Política Ambiental do Município de São Gonçalo.

Já o Instituto Iguaçu de Pesquisa e Preservação Ambiental vai fomentar projetos integrados, nacionais e internacionais, relacionados com a conservação da natureza, a preservação do meio ambiente em seus aspectos físicos e culturais e sua harmonização com o desenvolvimento do município.

A secretária de Meio Ambiente, Dora Cordeiro, enfatiza que a parceria promoverá a adoção de medidas de mútua cooperação e desenvolvimento técnico institucional, a fim de incentivar a pesquisa e a atuação nos projetos educacionais através de intercâmbio entre o Instituto e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de modo a permitir o crescimento de ambos os conveniados. “A grande importância desse projeto é que a SEMA-SG e o Instituto Iguaçu sem ônus e sem causar prejuízos ao convênio firmado poderão obter o apoio de instituições públicas ou privadas para a captação de recursos financeiros e materiais de forma a contribuir para a melhoria dos projetos”, afirma a secretária.

Segundo Dora Cordeiro, o acordo vai priorizar a Educação Ambiental como forma de disseminação de conceitos e propostas conservacionistas para crianças, adolescentes e jovens. “A maioria das ações vão ser realizadas em Unidades de Conservação como a APA do Engenho Pequeno, o Centro de Educação Ambiental, no Porto do Rosa, e nas escolas públicas do município. Os projetos do convênio são:

Projeto Escola Viva – Módulos com temas sobre ciências e educação ambiental a serem implantados em uma ou mais escolas publica municipal (escola pólo) ou em área designada pela Secretaria.

Projeto Brincando com a Ciência (reciclagem) - A ser instalado em uma ou mais escolas pública da rede municipal. Será aplicado na prática todo o conteúdo do Brincando com a Ciência Experimentos interativos de baixo custo.

Projeto Trilha Sensorial – Módulos com temas variados: som, direção, visão, audição, olfato, paladar e tato.

Projeto Trilhas Ecológicas – Visita das escolas da rede pública de ensino aos Parques Naturais do Município do Rio de Janeiro e Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno.

Treinamento de Professores da rede pública de ensino e/ou dinamizadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para operarem os projetos acima.



Assunto: Assinatura de convênio

Data: 28.01.2010

Local: SEMA-SG, prédio do Centro Cultural Joaquim Lavoura, Rua Presidente Kennedy, 720, bairro Estrela do Norte, ao lado do Sesc-SG.

Tel: 2199-6511
Por e-mail da companheira Dora Cordeiro

domingo, 24 de janeiro de 2010

Álvaro Marcos anuncia novo Site na Área. Sucesso!

Olá. Passo por aqui para divulgar o novo site de notícias da região.

O endereço é www.nf10.com.br

Cordialmente,

Álvaro Marcos - jornalista

sábado, 23 de janeiro de 2010

Marina Silva atrai simpatizantes de diversos partidos

MOVIMENTO MARINA SILVA por um Brasil democrático e sustentável Uma mensagem a todos os membros de MOVIMENTO MARINA SILVA Atenção Marinistas, Vamos dar força a um grupo que pode fazer uma enorme diferença na vitória de Marina: os petistas que apoiam Marina.

Existe uma grande parte dos petistas do Brasil que vão votar em Marina, mas poucos ainda têm a coragem de assumir publicamente esta posição. Isto ficou evidenciado a partir do momento que petistas históricos, como Leonardo Boff, Helio Bicudo, Oded Grajew, Toinho Alves entre outros declararam apoiar Marina, mesmo através do PV.

Vejam algumas das palavras de Helio Bicudo: O desempenho de Marina como ministra do Meio Ambiente e como senadora no Congresso Nacional, conseguiu manter a chama que se ia apagando em todos nós, seus companheiros. Fez sobreviver a esperança de que cheguemos a uma necessária inversão de expectativas (...) Essa chama agora é alimentada pela decisão de Marina Silva de apresentar-se como candidata à Presidência da República. O ideal abandonado precisa ser retomado em nome do compromisso assumido por homens e mulheres, para que tenhamos um Brasil voltado para o hoje chamado desenvolvimento sustentável, com equilíbrio entre as áreas econômica, ambiental e social.

A partir de então a direção nacional do PT iniciou uma forte ofensiva para silenciar todos os petistas que queiram apoiar Marina e possuam algum cargo público. Em resumo, quem "abrir a boca" é punido. No Acre, estado de Marina, a tensão está explícita: apesar de serem obrigados a trairem a si mesmos e a declarar apoio em Dilma, esta situação não se sustentará por muito tempo.

E alguns corajosos petistas já começam a levantar a bandeira. No momento existem 64 participantes do grupo "petistas que apoiam Marina". Hoje, o membro da executiva estadual do PT de São Paulo Marcos Cruz publicou um post no blog com o título "Petistas: vamos apoiar e eleger Marina". No texto, Cruz afirma: a candidatura Marina precisa de todos nós, precisamos adicionar essa bandeira na nossa luta e dentro do PT também. Vamos ampliar e ecoar a sustentabilidade dentro do plano de governo, Marina eleita, voltará a ser do PT, porque ela tem a alma petista.

O Movimento Marina Silva pode e deve ser o caminho para que centenas e milhares de petistas possam se unir para eleger a quem realmente acreditam ser a melhor candidata. E o Brasil precisa saber que muitos petistas não querem a Dilma. Isso nós vamos certamente ajudar a revelar. E assim vamos comprovar por A+B que Marina é maior do que qualquer partido, e por fim ajudar Marina a realizar o seu propósito já declarado: de que o que existe de bom no PT volte à tona para que este importante partido continue ativo na evolução da história política de nosso país.

Viva todos aqueles que ousam praticar um novo jeito de fazer política! Visite MOVIMENTO MARINA SILVA em: http://www.moviment omarinasilva.

(Recebido por e-mail do companheiro Fernando Guida)

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

PMCG abala finanças da FUNDENOR

A FUNDENOR é também vítima da inadimplência por parte da prefeitura de Campos.
O não pagamento de aluguéis tem forçado a fundação a demitir funcionários e reduzir pesquisas. Mas não é coisa de agora.
A prática adotada é a seguinte:
deixar acumular vários meses e depois sair para negociar, ou seja, quitar a dívida por um valor bem inferior.
Enquanto isso...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Alzira Vargas vai virar Zilda Arns.



Há poucos mandatos do executivo campista, desenvolvi um projeto para devolver o Parque Alzira Vargas às crianças. Provisoriamente o batizei de Cidade Cultural Infantil. Foram meses de trabalho!
No local seriam construídas réplicas em miniatura de prédios que abrigam órgãos e instituições em Campos, levando em conta a proporcionalidade da altura média da garotada. Esses prédios seriam distribuídos em ruas e avenidas. O imponente Jardim do Liceu - com a CCVM, o Liceu, o então Fórum e a OAB - seria um núcleo.
Ao lado de cada prédio, as informações sobre as atividades desenvolvidas em cada um deles seriam explicadas visualmente ou por acionamento de gravação. Supunha que os pais pudessem visitar os prédios reais e aprofundarem o conhecimento de forma agradável junto à petizada. Assim, pretendia que o entendimento da organização social ficasse mais fácil de ser entendida pelos pequenos.
Todos os aparelhos urbanos mereceram espaço. Os sinais de trânsito eram abundantes, assim como os pequenos semáforos que funcionariam e deveriam ser respeitados pelos pequenos, que pedalariam no “asfalto” emborrachado. Sem muitos detalhes, para não encher o saco, até pq não os tenho muito claros na memória...
Um dia, até cheguei a ver esse trabalho rebatizado como Cidade do Amor (achei até muito fresco o nome), fazendo parte de uma mostra com outros tantos que foram apresentados como ponto de partida para uma série de intervenções pelas quais passaria o município. Estava na platéia do Trianon, juntamente com Waltinho Silva, que me ajudou nos desenhos, e o ensaio foi apresentado com a assinatura de um maluco e cara-de-pau arquiteto carioca. Nada aconteceu.
Empresas que prestam serviço ao Centro de Produções da Rede Globo para a confecção das cidades cenográficas chegaram a ser contatadas.
Bem, agora acabo de ser informado que o site do ex-governador anuncia que ali vai ser construído um parque temático para crianças com miniaturas de bancos e quiosques em forma de guloseimas. O Projeto já foi batizado pela prefeita de Zilda Arns. E a D. Alzira? Existe lei municipal que proíbe troca de nome de logradouros públicos, salvo engano advinda de emenda popular encabeçada pelo jornalista Chico de Aguiar.
É isso aí, vamos ensinar a garotada a consumir!
Quem sabe um quiosque com artigos evangélicos para salvar estas pequenas almas????

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Educação Inclusiva e Acessibilidade na UENF

Atividades buscam a melhoria do atendimento a pessoas com deficiência

Uma das dificuldades de quem trabalha com público é lidar com pessoas com deficiências sensoriais e físicas. Com o objetivo de informar e, ao mesmo tempo, sensibilizar estes profissionais para a questão, os professores Mário Galvão e Nadir Sant'Anna, da Uenf, promovem nos próximos dias 2 e 3 de fevereiro, terça e quarta-feira, duas atividades ligadas aos temas acessibilidade e educação inclusiva: o curso "Educação Inclusiva e Acessiblidade" (02 e 03/02) e a "Opta - Oficina Pedagógica e Tecnologias Assistivas" (03/02).

A Opta pretende atrair o pessoal que trabalha na Uenf e nos estabelecimentos de ensino em geral. O curso dirige-se prioritariamente aos que atuam nas recepções, protocolos, secretarias e bibliotecas. A Oficina integra o projeto "Educação e Cidadania na Uenf - Acessibilidade como pressuposto", coordenado pelo professor Mário Galvão, do Laboratório de Estudos da Educação e da Linguagem (LEEL), com apoio da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).

Os interessados em participar da Opta devem se inscrever, gratuitamente, até as 17h do dia 28/01, quinta-feira, através do email opta@uenf.br . É necessário fornecer o nome completo, matrícula, lotação ou curso, e-mail e telefone. A Oficina terá a duração de oito horas e, ao final, cada participante receberá um certificado da Proex (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Uenf).

Já o curso "Educação Inclusiva e Acessibilidade" é dirigido principalmente aos representantes pedagógicos das escolas municipais de Campos, professores de salas de recursos e professores itinerantes. Serão 500 vagas para as aulas técnicas e 250 para as oficinas. As inscrições devem ser feitas na Secretaria Municipal de Educação (SMEC). Também serão oito horas de atividades, com direito a certificado ao final do curso.

Além da atuação dos professores Nadir Sant'Anna e Mário Galvão, com suas respectivas equipes, os trabalhos técnicos serão desenvolvidos por especialistas trazidos de São Paulo - os arquitetos Daniela Vaz e Fábio Bellini, que atuam como consultores do projeto "Educação e Cidadania na Uenf - Acessibilidade como Pressuposto".

Veja as programações:


Curso "Educação Inclusiva e Acessibilidade" (02 e 03/02/10)

02/02

7h30 - Credenciamento no Centro de Convenções
8h - Abertura
8h15 às 10h - Produção de material didático para deficientes visuais (Professora Nadir F. Sant'Anna)
10h às 10h20 - Intervalo
10h20 às 10h30 - Deslocamento para as salas onde serão realizadas as oficinas
10h30 às 12h30 - Oficina de preparo de material didático (Nadir Sant'Anna)

03/02

8h às 10h - Acessibilidade (prof. Mário Galvão)
10h às 10h20 - Intervalo
10h20 às 12h30 - Oficina de Acessibilidade (prof. Mário Galvão)


OPTA - Oficina Pedagógica & Tecnologias Assistivas
Acessibilidade e Inclusão Social

03/02

8h - Credenciamento dos funcionários e alunos da Uenf

8h30 - Atividade I: Como lidar com uma pessoa com deficiência?
Palestrantes: Arquitetos especialistas em Acessibilidade, Fábio Bellini e Daniela Vaz.
Apresentação das Definições de Deficiência e Acessibilidade; Os Números das Deficiências; As Questões de Cidadania e Legislação; O Conceito do Desenho Universal; Condições de Acessibilidade em Edifícios; Condições de Acessibilidade em Espaços Livres.

10h30 - Atividade II: Qual é a diferença entre aulas e/ou atendimentos excludentes e outros inclusivistas?
Atividade coordenada por Edissa Fragoso da Silva, Érica Pereira Neto e equipe da OPTA, orientada pelo prof. Mário Galvão

14h às 17h - Atividade III – Vivências de situações de desvantagem por deficiências
Daniela Vaz e Fábio Bellini
Com duração de aproximadamente 30 minutos, dentro da faixa horária estabelecida, a atividade será desenvolvida em grupos de até 30 pessoas. Cada grupo circulará por 2 percursos, rotas pré-definidas dentro do Campus da Universidade. O percurso interno demonstrará as dificuldades de orientação e da utilização dos espaços internos: a importância do corrimão, das rampas com inclinação correta, elevadores, mobiliário bem localizado, etc. A rota externa será importante para a percepção das dificuldades no Campus e nas cidades de modo geral. As condições das calçadas, as vagas reservadas, o transporte público, os obstáculos, etc
ascom/uenf

sábado, 16 de janeiro de 2010

"A desgraça lá está sendo boa pra gente. Todo lugar que tem africano tá foda", diz cônsul do Haiti.

Cônsul do Haiti no Brasil diz que "A desgraça de lá está sendo uma boa para gente, fica conhecido - disse ele, para em seguida comentar em tom de ironia os efeitos da religião no Haiti. - Acho que de tanto mexer com macumba, não sei o que é aquilo. O africano em si tem maldição. Todo lugar que tem africano tá foda - disse ele."
Leia a matéria completa aqui

Só queria entender...do blog do ex-governador!


O texto abaixo é uma postagem do blog do ex-governador campista. Atual primeiro damo e primeiro ministro do município.
Sem mais palavras!
(imagem:Narciso)

.......................................................................................................................................................................
"15/01/2010 13:49

Mais um escândalo do governo Sérgio Cabral

Tem gente espantada com o preço, que o Estado está pagando pela terceirização dos carros da frota da secretaria de Segurança Pública


Com o valor pago pelo aluguel dos carros mais o seguro daria para comprar 2 carros novos por ano. Quem conhece os detalhes diz que a coisa é muito feia.

Por isso pessoas interessadas em zelar pelo dinheiro público estão requerendo uma certidão com cópias dos termos dos contratos e da licitação.

É bem provável que nos próximos dias, o senhor José Mariano Beltrame, secretário de Segurança Pública de Cabral seja citado para responder a uma ação popular, devido aos valores praticados no contrato muito acima do mercado.

Tem gente que está trabalhando e fazendo o papel que o Ministério Público deveria fazer.

Pode até ser coincidência, mas a empresa que ganhou a concorrência é a mesma que vinha tentando conseguir licença ambiental para construir um Aterro Sanitário, na Zona Oeste do Rio, em Paciência, mas que no governo de Rosinha Garotinho teve o pedido negado várias vezes.

Depois que Cabral assumiu, a licença saiu e foi para Seropédica. Coincidentemente essa mesma empresa ganhou a licitação da frota da polícia.

É, pode ser só coincidência mesmo! "

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O calote da PMCG, se fosse gravidez, a mãe já estaria para parir.

, Há pouco mais de meia hora, num caixa do Super Bom da Alberto Torres, reconheci a credora da PMCG que há mais de oito meses não recebe os alugueres referentes ao seus imóvel.
Não me contive e indaguei se era ela mesma. Meio espantada, além de me confirmar, disse que era minha vizinha de prédio.

Soube o pior: seu imóvel é alugado via imobiliária tradicional e de nome em nossa cidade. Quem, no meu entender, deveria estar honrando com a cliente e brigando com a PMCG.

Mas vamos a um apelo: Professor controlador, dá uma forcinha para essa senhora! O senhor é sempre tão gentil...

São quase nove meses sem ver a cor do seu dinheiro!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

UENF tem sim Relógio de Sol

foto ilustrativa

Se ao chegar ao campus da UENF e deparar no gramado à esquerda, no sentido reitoria, com uma coluna de alvenaria abandonada, é bom saber:
Não se trata de resto de obra abandonado. "Aquilo" alí é um relógio de sol que foi inaugurado com pompa. Vale recuperá-lo. Qualquer resto de tinta e boa vontade é o que parece faltar.
E por falar em UENF...

... a piscina se encontra impecável! Falta uma boa programação para lhe dar vida.

...soube que a cortina do Centro de Convenções se encontra jogada em algum canto da universidade. Parece que o material comprado daria para fazer umas duas ou três mini-saias para Geyse Arruda, aquela estudante de turismo da UNIBAN. Taí a explicação da "falha"...

Uenf presente à Cavalhada de Santo Amaro

O feriado de Santo Amaro não passará em branco para um grupo de pesquisadores e alunos do Centro de Ciências do Homem (CCH) da Uenf, liderados pela professora Simonne Teixeira, do Laboratório de Estudo do Espaço Antrópico (Leea). Um ônibus da Uenf foi reservado para que o grupo possa acompanhar de perto a tradicional Cavalhada de Santo Amaro, nesta sexta-feira, 15/01. A saída está prevista para as 13h, em frente ao prédio do CCH.

É o segundo ano consecutivo que a professora mobiliza a comunidade interna da Uenf para o evento. Considerada a última manifestação do gênero ainda em atividade em todo o Estado do Rio de Janeiro, a Cavalhada de Santo Amaro é tema de pesquisa da mestranda Gisele Gonçalves, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais, que tem a orientação da professora Simonne Teixeira. Desde dezembro, ela vem acompanhando os ensaios da Cavalhada, fazendo entrevistas, fotos e filmagens.

Gisele pretende analisar em que medida a escolha da Cavalhada para participar do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, acarretou mudanças em sua prática. Com o incentivo e apoio técnico de pesquisadores da Uenf, a Cavalhada foi uma das contempladas, em 2008, em edital lançado pela Secretaria de Estado de Cultura cujo objetivo era o resgate da cultura popular regional.

- Antes os organizadores da Cavalhada dependiam da ajuda da Prefeitura e de doações para arcar com as despesas das roupas, das mantas dos cavalos, das botas, dos instrumentos da banda. Com o dinheiro do programa, agora têm autonomia financeira - diz Gisele, lembrando que o Programa prevê a criação de uma sede para a Cavalhada e de uma escolinha para estimular crianças e jovens a manter a tradição, que perdura há 250 anos.

A cavalhada de Santo Amaro se assemelha à do Nordeste e é composta, como manda a tradição, por 24 cavalheiros - 12 representando os mouros (vestidos de vermelho) e 12 representando os cristãos (vestidos de azul). A atração é a simulação da batalha entre os dois povos e a encenação de alguns jogos. No final os cavalheiros se dirigem à igreja, acompanhados pela banda, onde se encerra o festejo selando a paz entre os povos.
(Da ascom/uenf)

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Campanha eleitoral já pode ser percebida em Campos e Estado.

Está largada em Campos a propaganda política subliminar. Vários carros adesivados com nomes de pretensos candidatos podem ser vistos. Só muito proximo é que se lê com letras bem pequenas os elementos de fuga, como programas de rádio, seu amigo sindicalista, sempre com você...

Por outro lado programas de radiodifusão e portais eletrônicos já estão em plena campanha aberta. É claro que tudo subliminarmente...


Embutido ainda, e também bem clara, é a anti-propaganda (que é propaganda,embora negativa) desferida contra prováveis adversários nas proximas eleições.


O palanque já está montado!


Enquanto isso, eles forçam debates bobos com a população acerca de "ações" governamentais e correm solto.

Como diz Mão Santa: ATENTAI!!!!!!!!!!!!

domingo, 10 de janeiro de 2010

PMCG atrasa 8 meses o pagamento de alugueres.



Hoje, enquanto almoçávamos, não me furtei a ouvir a conversa na mesa ao lado. Uma senhora contava a amiga que este ano não iria para Atafona porque teve que alugar a sua casa para repor as finanças.
Ela demonstrava tristeza pelos filhos e netos que também estão sendo prejudicados. A família deixa de se reunir depois de décadas ininterruptas durante as férias.

O motivo é o atraso em oito meses do seu imóvel alugado a um departamento da prefeitura que tem como objetivo por ordem na cidade (a bem da verdade, na maioria das vezes, quando atende aos interesses também políticos dos patrões).

Será que os responsáveis pelo pagamento dos alugueres estão na mesma situação de privação dessa senhora? Conversando há pouco com amigos, tomei conhecimento ser rotina este tipo de calote por parte da prefeitura.

Vamos honrar os nossos débitos, afinal, quem deve a esta família somos todos nós campistas.
...................................................................................................................................................................
É ASSUSTADORA A VIOLÊNCIA NA PRAIA DO FAROL DE SÃO THOMÉ!!!

sábado, 9 de janeiro de 2010

Pra sempre natal. Valeu como um ensaio.

Passados os apelativos e emocionais eventos de fim de ano, sem que possamos influenciar na formação de juízo de valor acerca das decorações natalinas de Campos, “Pra sempre natal” resolvemos escrever. Mas por outro lado, gosto não se discute...
Apreciável a decisão de ambientar bairros e distritos. Assim se empresta ao povo, de um modo geral, a impressão da presença do poder municipal num momento de comoção geral. Inteligente.
Regras básicas deveriam reger os limites dos artistas. Principalmente no que diz respeito às nossas peças arquitetônicas. Elas deveriam ser valorizadas e jamais servir de bases (armação) e serem tapadas.
As decorações não foram feitas apenas para contemplações noturnas. Talvez por isso, durante o dia, a impressão que se tinha era a de que algum bloco carnavalesco ao dispersar abandonara restos de alegoria em algumas praças.
Outras pareciam cabanas de ciganas que leem as mãos.
Ao longo de uma avenida, o que se via era algo que lembrava uma série de despachos de macumba metrificados.
O que aconteceu na maioria das cenas foi o uso de material inadequado e muito encharcado, poluido. Sugerindo que a maioria dos artistas trabalha em barracão carnavalesco ou foram os meus amigos animadores culturais - riquíssimos em criatividade, mas mestres em solucionar problemas com recursos minguados ou, na maioria das vezes, nenhum. O que lhes obriga a fazer das tripas, coração. E são bons.
Reunir nossos artistas e agendar um boa visita ao Projac (Central Globo de Produções) é uma boa medida para que nossos amigos possam tomar conhecimento da diversidade de material apropriado para esse tipo de trabalho disponível no mercado. Há anos que o saudoso professor Andral Tavares promovia essa visita junto aos alunos de comunicação social da Fafic.
O que espero é não reconhecer no desfile de Momo, em abril, peças que me remetam às cenas natalinas de 2009.
Segredo: a simplicidade é a alma da boa estética.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Livro baseado em trabalho de mestrado (Reformas urbanas e poder político) será lançado por técnica da Uenf

O livro "A Sultana do Paraíba - Reformas urbanas e poder político em Campos dos Goytacazes, 1890-1930", da professora Heloísa de Cácia Manhães Alves (foto) - técnica de nível superior do Laboratório de Estudos da Sociedade Civil e do Estado (Lesce) da Uenf - foi premiado pelo Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e será publicado pela Imprensa Nacional. Baseado na dissertação de mestrado de Heloísa, o livro será lançado no dia do aniversário de Campos dos Goytacazes (28/03) no Arquivo Público Municipal.

Considerado pelo conselho editorial do Arquivo Público um trabalho pertinente e inovador, o livro é o primeiro a fazer uma abordagem que cruza as informações sobre as reformas urbanas de Campos e a questão do poder político no município. No ano passado, ele foi lançado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no Riocentro, mas, por motivos de trabalho, a autora não pôde estar presente.

- Não havia nada sobre as mudanças no espaço urbano de Campos no Arquivo Público. Foi aí que me deparei com uma documentação maravilhosa sobre o comércio, os comerciantes e os produtores de açúcar, possibilitando a construção de um perfil desse público que é a elite política econômica e social de Campos - diz Heloísa, que já recebeu 70 exemplares para distribuição e está ajudado a preparar um curso sobre o tema, que deverá ser ministrado no próximo ano.

fonte: ascom/UENF

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Artur Gomes e Convidados. Dia 31, no Rio.

Mayara Pasquetti é uma das convidadas de Artur
Pop Rock Poesia
& Outros Baratos Afins
Dia 31 janeiro 2010 –
Parque das Ruínas – Santa Teresa – Rio de Janeiro

14 às 16:00h –
Poesia & Outros Baratos Afins
Artur Gomes & Convidados:
Jiddu Saldanha + Cairo Trindade +
Décio Carrascosa(sax) + Igor Fagundes
+ Marcelo Girard + May Pasquetti +
Jorge Ventura + Marko Andrade + Namay Mendes
+ Sady Bianchin + Salgado Maranhão + Os Golliardos
Local: Teatro Interno


Mais informações aqui:
http://goytacity.blogspot.com

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Tragédias que se repetem - Marina Silva

Fim de 2009, início de 2010, tragédia no Rio de Janeiro. Não bastava um episódio tão doloroso?

Não teria sido possível evitar as proporções terríveis do segundo?

O mais dramático nesses e em tantos outros casos é a repetição. Sugere inércia e uma irresponsabilidade insuportável que, passado o impacto inicial de vidas perdidas e a devastação de patrimônios tão duramente conquistados, retoma a rotina. E o discurso de que foi o excesso de chuvas a razão do desastre.

Áreas frágeis e não recomendadas para habitação continuam a ser ocupadas. Medidas preventivas permanecem sendo tomadas de maneira paliativa, com pouca verba, empenho e prioridade. Há iniciativas como o estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro sobre as vulnerabilidades do litoral do Estado às mudanças climáticas, mas sem consequências práticas.

As pessoas atingidas continuam a depender quase que unicamente do heroísmo de bombeiros, de grupos de defesa civil, de voluntários que, não raro, aparecem nos noticiários impotentes diante da desproporção entre suas forças e a enormidade da perda e da dor.

Não sei o que se pode dizer aos familiares e amigos das vítimas das chuvas e deslizamentos, mais do que foi dito às vítimas de Santa Catarina. As catástrofes causadas pelo mortífero tripé -chuvas fortes, encostas instáveis e construção em áreas inadequadas- só mudam de lugar. O que parece não acontecer é uma intervenção no único vetor do qual temos controle: o uso e ocupação das áreas.

Sei por experiência própria o que é a perda radical, como a que acontece quando uma correnteza avassaladora invade a casa, leva as pessoas e desmonta o nosso mundo.

Não há nada a fazer, a não ser tentar salvar-se e a quem esteja ao alcance da mão. Tudo tão brutal que muitas vezes nem as lágrimas acodem.

John Owen (1616-1683), pastor e teólogo, dizia que os pregadores precisam “experimentar o poder da verdade que pregam em e sobre suas próprias almas”. Quem não sente a alma incomodada pelo calvário daqueles que são atingidos de maneira frontal -e, na maioria das vezes, evitável- pelos fenômenos naturais não tem sensibilidade suficiente para mitigá-lo.

Não é justo, não é aceitável que a cada ano mais pessoas passem por tal experiência limite, quando se sabe que é possível fazer mais.

A melhor homenagem às vítimas é lutar para construir e instituir, até porque a tendência é aumentar a ocorrência dos fenômenos climáticos que agravarão ainda mais esse tipo de catástrofe, o que já deveria ser um pleno e efetivo direito da sociedade: a segurança ambiental.

(Artigo de Marina Silva na Folha de S. Paulo)

Sesc Campos: “Noel na Cor do Samba”. Janeiro e fevereiro.

A programação, em homenagem a Noel Rosa, é gratuita e une artes plásticas, música e cinema

Em homenagem ao compositor, cantor e violinista Noel Rosa, o Sesc Campos promove entre os meses de janeiro e fevereiro o projeto “Noel na Cor do Samba”. A programação é gratuita e conta com exposições, espetáculos, sambas de roda e exibições de documentários que enaltecem o Poeta da Vila, autor de “Com que roupa?”, “Pierrô apaixonado”, “Pastorinhas”, “Fita amarela” e “Conversa de botequim”.

Entre as exposições, no primeiro piso, “Dos Cafés aos Botequins” retrata a vida e obra de Noel Rosa em textos e fotos. Em “Caricaturando Noel”, no segundo piso, artistas da região traçam desenhos do compositor em vários ângulos. A mostra “Noel na Cor do Samba”, no espaço lazer, apresenta aspectos curiosos da vida do homenageado. As exposições vão de 7 de janeiro a 28 de fevereiro.

A cantora Rose Maia e o músico Reizilan, neto de Cartola, abrem a série de espetáculos, no dia 7 de janeiro, com o show “Encontro de Bambas”. No palco, a dupla resgata canções de Noel e Cartola, grandes mestres da música popular brasileira. Dia 14 de janeiro é a vez de Lene Moraes e banda subirem ao palco com um repertório de canções de sambistas de Campos consagrados como Wilson Batista, Roberto Ribeiro e Délcio Carvalho. Estes mesmos bambas campistas servirão de fonte de inspiração para o grupo Ébano, formado por Ed, Dudu e Tico Floriano, em 21 de janeiro.

Com seu inseparável chapéu, Geraldo Gamboa canta, acompanhado de banda, no dia 28 de janeiro. Digno representante da velha guarda do samba campista, Gamboa é autor de “Pagode do Zé” e “Nota de Cem”. Aos 80 anos vai realizar, em breve, um sonho: o lançamento do primeiro CD, em fase de finalização. Componente da Velha Guarda do Império Serrano e autor do inesquescível samba “Bumbum Praticundum Prugurundum”, Aluízio Machado fecha a programação ao lado de Renato Arpoador e banda, no dia 4 de fevereiro.

Diferentemente dos espetáculos que acontecem sempre às 19 horas e para maiores de 16 anos, os shows de samba de roda serão realizados na parte da manhã, às 11 horas, com entrada livre. Para começar, no dia 10 de janeiro, o grupo Só Bamba interpreta pérolas do samba de artistas como Jorge Aragão, Beth Carvalho e Noel Rosa. O grupo é composto por Luciano Manhães (violão), Dudu (cavaco), César (surdo), Marcelo (trombone de vara), Bruno Loureiro, Alfeu e Cisinho (percussão).

Com uma voz marcante, a cantora niteroiense Helena Rangel promete empolgar, no dia 17de janeiro, com canções de compositores como Dona Ivone Lara, Arlindo Cruz e Jorge Aragão. Conhecido no meio do samba como “o moleque sorridente do pagode”, Fabinho Carvalho apresenta, no dia 24 de janeiro, o melhor do samba de raiz.

Noel Rosa, Cartola, Adoniran Barbosa e Paulinho da Viola estão no repertório do show da cantora e compositora campista Neiva Brasil, marcado para o dia 31 de janeiro. Dona de uma voz doce e expressiva, Neiva canta acompanhada do guitarrista e arranjador, Sérgio Trindade. No dia 7 de fevereiro, última apresentação dos shows de samba de roda, o grupo Residência do Samba executa sambas de raiz e de artistas da atualidade como Almir Guineto e Zeca Pagodinho.

A programação de cinema, sempre às 17 horas, reúne os seguintes documentários: “Noel, o Poeta da Vila”, no dia 13 de janeiro; “O Mistério do Samba”, no dia 20 de janeiro; “Roberto Ribeiro”, no dia 27 de janeiro e “O Famoso Aluízio Machado”, no dia 3 de fevereiro.

Serviço: Noel na Cor do Samba (Sesc Campos – Rua Alberto Torres, 397 – tel. (22) 2725-1209 / 2715-1210)

Exposições:

“Dos Cafés aos Botequins”
Dia: 7 de janeiro a 28 de fevereiro
Horário: 3ª a 6ª, 10h às 19h e sábados e domingos, 14h às 17h
Local: 1º piso do Sesc Campos
Preço: gratuito
Classificação: livre

“Caricaturando Noel”
Dia: 7 de janeiro a 28 de fevereiro
Horário: 3ª a 6ª, 10h às 19h e sábados e domingos, 14h às 17h
Local: 2º piso do Sesc Campos
Preço: gratuito
Classificação: livre

“Noel na Cor do Samba”
Dia: 7 de janeiro a 28 de fevereiro
Horário: 3ª a 6ª, 10h às 19h e sábados e domingos, 14h às 17h
Local: Espaço Lazer do Sesc Campos
Preço: gratuito
Classificação: livre

Espetáculos
(Conversa de Botequim)

Encontro de Bambas - Rose Maia e Reizilan
Dia: 7 de janeiro
Horário: 19h
Local: Sesc Campos
Preço: gratuito
Classificação: 16 anos

Lene Moraes e banda
Dia: 14 de janeiro
Horário: 19h
Local: Sesc Campos
Preço: gratuito
Classificação: 16 anos

Grupo Ébano
Dia: 21 de janeiro
Horário: 19h
Local: Sesc Campos
Preço: gratuito
Classificação: 16 anos

Geraldo Gamboa e banda
Dia: 28 de janeiro
Horário: 19h
Local: Sesc Campos
Preço: gratuito
Classificação: 16 anos

Aluízo Machado, Renato Arpoador e Banda
Dia: 4 de fevereiro
Horário: 19h
Local: Sesc Campos
Preço: gratuito
Classificação: 16 anos

Samba de Roda

Só Bamba
Dia: 10 de janeiro
Horário: 11h
Local: Sesc Campos
Preço: gratuito
Classificação: livre


Helena Rangel
Dia: 17 de janeiro
Horário: 11h
Local: Sesc Campos
Preço: gratuito
Classificação: livre

Fabinho Carvalho
Dia: 24 de janeiro
Horário: 11h
Local: Sesc Campos
Preço: gratuito
Classificação: livre

Neiva Brasil
Dia: 31 de janeiro
Horário: 11h
Local: Sesc Campos
Preço: gratuito
Classificação: livre


Residência do Samba
Dia: 7 de fevereiro
Horário: 11h
Local: Sesc Campos
Preço: gratuito
Classificação: livre



Cinema

“Noel, o Poeta da Vila”
A vida, obra e os amores de Noel Rosa. De Ricardo Van Steen, com Rafael Raposo, Camila Pitanga e Paulo César Pereio. Brasil, 2006. 100 min.
Dia: 13 de janeiro
Horário: 17h
Local: Sesc Campos
Preço: gratuito
Classificação: livre



“O Mistério do Samba”


O cotidiano e as histórias da Velha Guarda da Portela. De Carolina Jabour e Lula Buarque de Holanda, com Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho e Marisa Monte. Brasil, 2008. 88 min.
Dia: 21 de janeiro
Horário: 17h
Local: Sesc Campos
Preço: gratuito
Classificação: livre

“Roberto Ribeiro”A trajetória vitoriosa do cantor campista no Império Serrano. Brasil, 1991. Ensaio TV Cultura. 59min.

Dia: 27 de janeiro
Horário: 17h
Local: Sesc Campos
Preço: gratuito
Classificação: livre

“O Famoso Aluízio Machado”A importância do sambista e integrante da Velha Guarda do Império Serrano. De Snir Wein. Brasil, 1997. 51min.

Dia: 3 de fevereiro
Horário: 17h
Local: Sesc Campos
Preço: gratuito
Classificação: livre

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Risco permanente de acidentes nas áreas próximas ao SENAI.



Há décadas as ruas no entorno do SENAI, em frente à antiga Estação da Leopoldina, servem de área de ensino para as autoescolas. Com a paralisação das atividades da RFFSA, realmente não havia grande movimento, o que possibilitava essa ocupação.
No entanto, há tempos que as coisas mudaram por ali. O crescimento populacional e do número de veículos circulantes é outro. Isso sem levar em conta que a Rua Álvaro Tâmega é alternativa para quem faz o retorno na Alberto Torres ou segue em direção à região do Tamandaré, aí passando inevitavelmente pela rotatória da Pero de Góis.
Por outro lado, o trânsito que flui do final das Avenidas Pelinca e 28 de Março é muitas vezes sacrificado pelos motoristas aprendizes, obrigando os “veteranos” a manobras de defesa. Evitar a 28 de Março e circular em frente do SENAI é aventura e risco. Porém é o que deve ser feito para quem precisa chegar à Pero de Góis.
Já é hora de se pensar um novo local para este tipo de atividade. Afinal, chega de se privatizar espaço público em benefício de poucos.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Novos fogos em 2010!!!!!!!!!

Não é previsão. Já está quase certo. O problema é de calendário e perspicácia!
Vale aguardar. Muitos fogos, há pouco, foram em vão.